AFONSO RODRIGUES

Crescemos lentamente, sim

Crescemos lentamente, sim

“Seres humanos não crescem com tanta rapidez como as instituições surgem de seus cérebros. São principalmente as diferenças intelectuais e morais dos líderes políticos e sua ignorância que ameaçam as nações modernas”. (Alex Carrel)

Talvez a maior dificuldade que o ser humano encontra para seu desenvolvimento, seja a racionalidade. Ainda não conseguimos viver racionalmente. Sempre que alguém encara a razão e mira para o racional, é inclinado em criar uma religião. E é aí que o barco afunda. Porque a racionalidade não exige nem admite a influência de orientadores. O mundo continua nadando em águas turvas. Continuamos com os mesmos costumes, hábitos, e defeitos dos nossos antepassados. As guerras atuais apenas mostram o quanto desenvolvemos tecnologicamente, na criação de armas letais e mortais. Se continuarmos assim, dentro em breve necessitaremos de um policial para cada habitante. E olha que não estou exagerando. Mas vamos ser mais ativos no nosso desenvolvimento social. Ainda estamos nos comportando como trogloditas.

Ainda não somos capazes no entender que somos todos iguais nas diferenças. Ainda lutamos pela vitória através da luta guerreira. A sociedade está mergulhando no lamaçal da ignorância, ignorando a racionalidade. Ainda lutamos em defesa da cor da nossa pele. Quando deveríamos nos respeitar no que realmente somos, em vez de ficar tentando mostrar o que não precisa mostrar. E só conseguiremos equilíbrio, quando nos educarmos no que realmente somos. Somos todos da mesma origem. Viemos todos do mesmo Universo Racional, para onde teremos que voltar, dependendo única e exclusivamente, do autoconhecimento. E ainda não conseguimos encontrar a vereda que nos leve à racionalidade. E porque ainda não somos suficientemente preparados racionalmente, para identificar a vereda certa.

Mas, tudo é possível, desde que acreditemos em nós mesmo. E continuamos pensando que somos o maior, quando ainda estamos rastejando na cultura. Ainda não sabemos buscar o que realmente necessitamos para sermos um ser realmente humano. Ainda não aprendemos a respeitar a simplicidade como um elemento poderoso para mostrar quem e o que realmente somos. Viva seu dia, hoje, numa reflexão sobre nós. Porque se somos todos iguais nas diferenças, não há diferença entre nós. Então, vamos nos respeitar mutuamente e sermos felizes no que somos. Comece sua tarefa com muito amor ao próximo, e o retorno não demorará. Viva seu dia, hoje, como uma construção para um dia melhor amanhã. Não perca seu precioso tempo com coisas e pensamentos que não lhe tragam felicidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460