INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar mortes de gatos na PAMC

Os animais teriam morrido após terem sido trancados dentro de um container de lixo exposto ao sol.

Animais foram enterrados dentro da PAMC (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Animais foram enterrados dentro da PAMC (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Após a denúncia feita pelo deputado Marcinho Belota, no último dia 16 de janeiro, de um suposto extermínio de gatos na Penitenciária Agrícola de Roraima, a Polícia Civil (PCRR) informou nesta terça-feira (30), que está em processo de coleta de informações para subsidiar um inquérito policial visando investigar a situação.

De acordo com a PCRR, após o registro do boletim de ocorrência que relatava a morte dos animais na unidade prisional, uma ordem de missão foi emitida pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Em comunicado oficial, a instituição afirmou que “está sendo realizado o levantamento das informações que vão subsidiar o inquérito policial, que está sendo instaurado para investigar minuciosamente as circunstâncias das mortes”.

A Secretaria de Justiça e Cidadania também se pronunciou sobre o caso por meio de nota, informando que no dia 17 foi instaurado um procedimento apuratório pela Corregedoria.

“Está sendo realizado o levantamento das informações que vão subsidiar o inquérito policial, que está sendo instaurado para investigar minuciosamente as circunstâncias das mortes”, reiterou a Secretaria.

Relembre o caso

Conforme noticiado pela FolhaBV, o deputado Marcinho Belota, que esteve presente no local, alegou que oito gatos teriam morrido após serem trancados dentro de um container de lixo exposto ao sol.

“Os presos que trabalham na unidade em remição de pena teriam recebido ordens para trancar 12 animais no container, onde ficaram por horas, vindo 8 deles a morrer por excesso de calor”, afirmou o parlamentar em entrevista à FolhaBV.

Belota ainda relatou que os detentos tentaram salvar alguns animais dando banho frio, mas lamentavelmente, eles não resistiram ao ocorrido.