TRÍPLICE VIRAL

Vacina contra o sarampo segue disponível nas 34 UBSs de Boa Vista

Para se vacinar, o usuário deve apresentar cartão de vacina, do SUS ou CPF aos profissionais das salas de vacinas

Agora, os cidadãos podem localizar de forma mais fácil as UBS, sua localização, contato, horário de funcionamento e o calendário de vacinação (Foto: Arquivo Semuc)
Agora, os cidadãos podem localizar de forma mais fácil as UBS, sua localização, contato, horário de funcionamento e o calendário de vacinação (Foto: Arquivo Semuc)

Após um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a disseminação de casos de sarampo pelo mundo, as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista estão com estoque da Tríplice Viral disponível para a população.

A vacina, protege contra Sarampo, Runéola e Caxumba. Pessoas com idade entre 1 e 29 anos recebem duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda ao 15. Dos 30 até os 59 anos, apenas uma dose do imunizante é aplicada, caso não tenha sido vacinado anteriormente.

Já os profissionais da área de saúde recebem duas doses de Tríplice Viral, independentemente da idade, com o intervalo de 30 dias entre as aplicações.

Gestantes

Mulheres grávidas não podem tomar a vacina Tríplice Viral durante a gestação. No entanto, o imunizante pode ser administrado no puerpério, ou seja, no período do pós-parto. A indicação é válida apenas para mulheres gestantes não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

Horário de atendimento

Todas as unidades funcionam em horário corrido, das 7h às 19h.

As UBSs Délio Tupinambá, no Nova Cidade, Olenka Macellaro , no bairro Caimbé, e Aygara Motta, localizada no bairro Cidade Satélite, atendem até a meia-noite.