Bom dia,
CONFIRMADO 1
Conforme antecipado pela Parabólica há algum tempo, o deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, não será mesmo candidato a prefeito de Boa Vista. O próprio fez o anúncio ontem, após sessão extraordinária na Assembleia Legislativa e já emendou anunciando apoio à pré-candidatura da sua colega de Parlamento, deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil).
CONFIRMADO 2
Outra informação já antecipada pela Coluna e confirmada ontem por Soldado Sampaio é a de que ele deve ser candidato à reeleição para presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, o que explica a aprovação de algumas emendas à Constituição do Estado feitas no final do ano passado. Segundo uma fonte da Parabólica, essa eleição pode acontecer logo e para isso Sampaio já contaria com voto declarado de 22 deputados.
COMBINADO
Resta saber se todo esse “quebra-cabeça eleitoral” foi combinado com todos os jogadores, isso porque o atual vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cabral (Cidadania), até onde se sabe, tinha sérias pretensões de ser o próximo na linha de sucessão naquele Poder. Outro que também, segundo assessores e amigos próximos, nutria interesse seria o deputado Marco Jorge (Republicanos).
DINAMISMO 1
O fato é que esse “dinamismo” todo que envolve não apenas a política local, mas também em todo o mundo, tem se tornado cada vez mais previsível para quem acompanha de perto os bastidores. Muitos pré-candidatos lançam seus nomes para ter um termômetro da sua própria aceitação e acabam esbarrando na rejeição. Neste sentido, não é demais afirmar que muita água ainda vai correr debaixo desta ponte.
DINAMISMO 2
Aliás, esse quadro, na verdade um cenário possível de disputa pela Prefeitura Municipal de Boa Vista polarizado entre a deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) representando as forças políticas que apoiam o governo de Antônio Denarium (PP) e o candidato à reeleição Arthur Henrique (MDB) pode sofrer grande reviravolta caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirme a cassação do mandato do atual governador. Fora do Palácio Senador Hélio Campos, Denarium dificilmente teria condição política/eleitoral de bancar a candidatura de Catarina Guerra, sua indicada.
PAUTA
Na pauta de julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) da próxima terça-feira, dia 6, consta o recurso chamado de embargos de declaração do deputado estadual Chico Mozart (PP). Há a possibilidade de rever a decisão que o deixa inelegível, embora a tendência seja a manutenção da pena. Depois disso, cabem novos embargos e ainda recurso ordinário para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). É a velha trajetória da Justiça brasileira.
MUDANÇA
E a Justiça do Brasil continua dando as cartas. Além dessa possível cassação do deputado Chico Mozart, com alteração no plenário da Assembleia Legislativa, também no próximo dia 08.02, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre a constitucionalidade que alterou o critério de destinação das “sobras de votos”. O placar está 4 x 0 em favor da inconstitucionalidade. Se prevalecer essa tendência a bancada federal de Roraima sofrerá alteração com a saída de dois deputados e entrada de dois novos. Vamos aguardar.
TRAMITAÇÃO ACELERADA
A ministra Isabel Galloti, relatora dos processos de cassação do mandato do governador Antônio Denárium não quer perder tempo. Ela já oficiou ao Ministério Público Eleitoral para que emita o parecer sobre o primeiro processo encaminhado do TRE-RR que já está no Tribunal Superior Eleitoral. O Ministério Público tem cinco dias uteis para fazer seu parecer. Tem gente dizendo que se esse parecer for pela cassação começa um rápido esvaziamento do governo Denarium.
AINDA FALTA
Em checagem rápida no sistema de consulta da Justiça Eleitoral, verificamos que dos 12 processos ajuizados contra o governador Antonio Denarium (PP), relacionados às eleições de 2022, ainda resta pendente o julgamento de uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), já liberada para pauta. Além disso, há Ações de Impugnação de Mandato Eletivo, mas essas tramitam sob segredo de Justiça.
OPERAÇÃO
Muita gente já imaginava estar próxima uma operação da Polícia Federal para apurar possíveis irregularidades no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O castigo chegou à galope: hoje a sede da Sesau e o Hospital Geral de Roraima (HGR) foram visitados por agentes da Polícia Federal e da CGU. Pode vir chumbo grosso por aí.
COMENTÁRIOS
Tem um meme na Internet que diz que a melhor parte das publicações em redes sociais são os comentários. E essa máxima tem sido sentida na pele por alguns políticos locais. Como nesse período de pré-campanha eleitoral as postagens feitas acabam se tornando bem mais frequentes, também são ampliadas as oportunidades para que eleitores insatisfeitos deixem suas impressões, algumas vezes, ácidas.
EXEMPLO
Um exemplo disso foi uma postagem feita dia desses pelo prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD), informando uma visita em obra à creche na sede do município que estaria caminhando para conclusão. Imediatamente uma internauta foi lá e comentou dizendo que “só acredita vendo” e afirmando que o local está há mais de oito anos em construção, o que foi referendado por outra moradora da cidade.