ECONOMIA DOMÉSTICA

Saiba o que fazer para reduzir o consumo de gás em casa

Atitudes simples que fazem diferença na hora de economizar o gás

Dicas simples que ajudam a economizar gás (Foto: Divulgação)
Dicas simples que ajudam a economizar gás (Foto: Divulgação)

O custo do botijão de gás é um valor que já faz parte do orçamento roraimense, pois trata-se de um item praticamente indispensável na cozinha. Algumas dicas podem ser adotadas, porém, para prolongar o tempo de uso do gás e evitar qualquer perrengue no dia a dia. Uma delas é justamente no preparo prévio de alimentos.

Preparação
A orientação é que antes mesmo de ligar o fogão, a pessoa responsável já tenha todos os ingredientes à mão, se possível já cortados e separados em ordem. Isso acelera o processo de cozinhar e consequentemente evita desperdício de gás. Por exemplo, se você for cozinhar batatas e cenouras. Se o alimento já tiver separado e cortado, os vegetais vão para a panela assim que a água estiver fervendo, sem perda de tempo.

Atenção às panelas
Outra dica é com relação às panelas utilizadas no fogão à gás. Segundo a empresa Selectra, responsável por acompanhar tarifas de luz e gás, um erro comum é utilizar uma panela pequena em uma boca de fogão grande, para cozinhar mais rápido.
A informação é que o tempo de cozimento é o mesmo e desta forma há mais desperdício de gás, pois parte dele não está sendo utilizado na panela pequena. A orientação é novamente ter um preparo a mais com os alimentos, seja diminuindo o tamanho do corte para um preparo mais rápido.

Manutenção
A manutenção permanente dos fogões e botijões também é essencial para evitar desperdício. Se você perceber que uma boca está apagando com frequência ou que está mais fraca do que o costume, fique atento para o escape do gás e efetue uma limpeza. O mesmo vale para mangueiras dos botijões, que têm prazo de validade expresso pelo fabricante. Próximo ao período de vencimento faça a troca e fique atento para possíveis vazamentos.
Além de economia também é um cuidado com a saúde, pois inalar gás de cozinha pode gerar a um mal-estar com enjoo, dor de cabeça e vômito. Em excesso, a exposição pode causar intoxicação e até o óbito.