No último domingo (4), o presidente do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) em Roraima, Well Leal, participou como segundo convidado do programa “Agenda da Semana”. Durante a entrevista, Leal abordou a organização do partido no estado e as perspectivas para as eleições municipais de 2024.
De acordo com Well Leal, o PSOL está formalmente organizado em Boa Vista, Pacaraima, Cantá e São João da Baliza. O partido está em processo de fundação do diretório em Alto Alegre, Normandia e Uiramutã, com a regularização pendente em Bonfim. O presidente destacou: “Em todos esses municípios temos pretensão eleitoral, alguns do ponto de vista de prefeitura e vice-prefeitura e em outros, com vereadores. Um dos nossos objetivos é garantir o processo de expansão do PSOL.”
Well Leal também abordou as pré-candidaturas à prefeitura nos municípios do interior, revelando acordos e parcerias: “Em Pacaraima, temos um acordo com a Rede, que lançou o Marcelo Macuxi como pré-candidato à prefeitura e a gente lançou o Gabriel Peixoto. São duas grandes lideranças indígenas.” Ele ressaltou a importância de aguardar a definição da Rede para outros pré-candidatos e mencionou a situação em Boa Vista, Uiramutã, Cantá, Baliza e Bonfim.
Além disso, o presidente do PSOL em Roraima falou sobre as pré-candidaturas à Câmara Municipal de Boa Vista, destacando a diversidade entre os possíveis candidatos: “Até o momento, temos a proposta de pré-candidatura da Meirinha Macuxi, uma mulher indígena, LGBT, que pauta a diversidade dentro da comunidade indígena. Temos o Alzemiro Wapichana, uma liderança que já foi coordenador da Associação dos Povos Indígenas do São Marcos, e Bartô Macuxi, que já foi candidato ao senado.”
Well Leal informou que a ideia do partido é lançar oito candidaturas a vereança, mas destacou que ainda há discussões em andamento sobre o processo de lançamento.