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Perfis da ALE-RR nas redes sociais aproximam o Parlamento do cidadão

Perfis da ALE-RR no Facebook e YouTube são os maiores entre parlamentos da Região Norte (Marley Lima/ SupCom ALE-RR)
Perfis da ALE-RR no Facebook e YouTube são os maiores entre parlamentos da Região Norte (Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) segue atuando para estreitar cada vez mais a relação com a sociedade. Por isso, as redes sociais têm sido uma importante ferramenta para aproximar o cidadão das atividades da Casa.

O ano de 2023 é prova disso: foram mais de 13 mil novos seguidores no perfil do Instagram, que já conta com quase 40 mil pessoas acompanhando as publicações na mídia social. Por lá, é possível acompanhar as famosas trends, os reels (vídeos curtos), quando há vagas nos programas sociais e todas as notícias do Parlamento.

Já Instagram do Poder Legislativo roraimense teve mais de 13 mil novos seguidores somente em 2023 (FOTO : Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

No Facebook, a Assembleia Legislativa lidera. Com 83 mil seguidores, é o perfil mais seguido entre os parlamentos da Região Norte, com uma diferença de cerca de 40 mil seguidores para a segunda colocada. Pela rede social, é possível acessar diariamente as notícias e os bastidores da Casa.

Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), é importante acompanhar a evolução da tecnologia, para proporcionar conteúdos informativos adaptados às novas realidades comunicacionais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, comemora a aproximação do Parlamento com o cidadão roraimense, proporcionada pela interação com as redes sociais (FOTO: Jader Souza/ SupCom ALE-RR)

“A Assembleia Legislativa está nesses espaços para chegar a todos os públicos, principalmente os jovens, que usam bastante as redes sociais e podem nos ajudar a construir políticas públicas. Isso faz com que as ações do parlamento cheguem a todos os cidadãos e a sociedade roraimense se mantenha informada sobre a atuação dos deputados e dos programas da Casa”, disse.

Milhares de horas assistidas

Canal do YouTube da ALE-RR tem o maior número de inscritos entre as Casas Legislativas da Região Norte (FOTO : Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

O canal da Assembleia no YouTube também tem números expressivos. São mais de 20 mil inscritos, o que torna a Casa a primeira nesse quesito na Região Norte. Essa interação rendeu 20 mil horas assistidas no ano passado, ou seja, a população está por dentro do que acontece nas sessões ao vivo, nas transmissões dos eventos, nos jornais e boletins informativos e outras transmissões.

Coordenadora de Publicidade da ALE-RR, Nattacha Vasconcelos (FOTO : Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Vivemos um novo momento na Comunicação com o avanço das redes sociais e o surgimento de mais espaços que geram conteúdo para o público. Por isso, apesar de desafiador, é gratificante observar que esse trabalho dá certo, que as pessoas consomem o que produzimos. E não apenas isso: elas curtem, comentam e compartilham, potencializando o alcance das publicações”, afirma a coordenadora de Publicidade da ALE-RR, Nattacha Vasconcelos.

Entre as principais buscas no YouTube, estão os documentários, audiências públicas e eventos de interesse público, como aulões e preparatórios. Com isso, o canal se torna uma ferramenta essencial para difundir as informações do Parlamento Estadual e garantir que a sociedade roraimense seja informada com agilidade e presteza.

Superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lúcia Nunes (FOTO : Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR)

“Os relatórios indicam, por exemplo, uma interação muito grande com publicações e stories que abordam vagas nos cursos da Escola do Legislativo [Escolegis] e oportunidades do Centro de Convivência da Juventude [CCJuv]. Há engajamento nos posts sobre o que é lei e os vídeos animados. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para chamar a atenção desse público para os produtos, como as sessões, audiências públicas, reuniões de comissões, que são de suma importância”, afirma a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lúcia Nunes.  

Segundo a plataforma @socialmediagov, ferramenta de inteligência em comunicação do Instagram, que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar seus conteúdos de mídias sociais, a Assembleia Legislativa de Roraima está no top 10 nacional com maior número de interações nas redes sociais em 2023, na categoria “Legislativo’, ocupando o 8º lugar. Nas primeiras colocações estão: Senado Federal, Câmara dos Deputados e TV Senado.

O Social Media Gov analisa perfis do Executivo, Legislativo e Judiciário (FOTO : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

O Social Media Gov analisa perfis do Executivo, Legislativo e Judiciário (FOTO : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

Campanhas publicitárias

Também fazem parte do universo das redes sociais digitais as campanhas publicitárias com temas relevantes para o debate público. Além dos meses em cores, – Janeiro Branco (saúde mental), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Novembro Azul (câncer de próstata) e Dezembro Vermelho (alerta HIV/Aids) – outros assuntos foram transformados em campanhas.

Foram 43 delas realizadas ao longo do ano, com destaque para os 14 anos do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), o primeiro concurso de redação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) e o programa Parlamento Jovem, que proporcionou a 24 estudantes do ensino médio de escolas públicas a vivência na Casa Legislativa por seis meses.

“São campanhas que promovem um debate social e levam as pessoas a refletirem sobre determinado tema. O retorno é sempre muito positivo, com participação nos comentários e compartilhamentos”, complementa Nattacha.

Fotos

O Flickr do Poder Legislativo recebeu mais de três milhões de visualizações em 2023 (FOTO : Captura de tela/ SupCom ALE-RR)

Foram mais de três milhões de acessos no Flickr da Assembleia Legislativa, serviço de hospedagem de fotos na internet. Todos os registros fotográficos, organizados em álbuns, podem ser acessados no endereço: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.