Cerca de 50 moradores da Vila do Passarão e comunidades próximas, na zona rural de Boa Vista, se reuniram na manhã de hoje, 8, em frente a sede administrativa da Roraima Energia para reinvindicar soluções para os apagões constantes que os vilarejos vem sofrendo há uma semana.
Segundo o morador da vila Novo Passarão, Josemar Sales, a reinvindicação é de uma solução para o problema, que ja se arrasta há cinco dias.
“Nós já tentamos ver uma solução com a empresa mas não nos deram uma resposta sobre o que ocorreu. Isso vem trazendo insegurança para os consumidores que ja perderam alimentos, produtos e eletrodomésticos por conta do problema”, relatou Josemar.
Os moradores também estão sem água na região, as bombas de distribuição e abastecimento hídrico queimaram com as constantes quedas de energia. Cerca de 500 famílias moram na Vila do Passarão e vilarejos próximos.
A líder comunitária da Vila do Passarão, Andreia do Nascimento, relata que as famílias estão sofrendo com a falta d’água que dura uma semana.
“São 500 famílias sofrendo com a falta d’água além da queda de energia. Nós temos crianças especiais que precisam de cuidado e estamos desamparados”, relatou a líder comunitária.
Os moradores tentaram contato com a direção da empresa e foram atendidos pelo gerente do Departamento de Operações da Roraima Energia, Clóvis Ferreira, que explicou a dificuldade das equipes em encontrar o problema, mas que estão constantemente no vilarejo realizando as manutenções.
“Nós ainda não sabemos qual o problema real que causa a queda de energia, nossas equipes estão lá constantemente analisando a área e identificando os motivos das quedas. Que vão desde árvore na rede, transformador com a tensão baixa e estamos programando um desligamento geral para ser trocado”, informou o gerente.
Segundo ele, mesmo com as manutenções os apagões voltam a acontecer, mas as esquipes cotinuarão la para resolver.
A Roraima Energia também se pronunciou por meio de nota.
A Roraima Energia informa que vem atuando na manutenção da rede da região do Passarão desde a última segunda-feira, dia 05, onde foram identificadas ligações clandestinas, presença de árvores na rede e materiais danificados por descargas atmosféricas. Em relação à falta de água associada à energia, constatou-se que ligação da bomba da CAER está ligada de forma clandestina, causando mau funcionamento da bomba e, consequentemente, transtornos à comunidade.
Nesta sexta-feira, nossas equipes estão realizando um mutirão de manutenção para identificar outros possíveis problemas que possam estar ocasionando o desligamento da rede elétrica.
Roraima Energia