Pais e responsáveis de alunos da Escola Estadual Rui Barbosa, que fica vila do Taiano, em Alto Alegre, no interior de Roraima, entraram em contato com a Folha BV para cobrar a reforma da unidade com urgência. A escola tem cerca de 200 alunos matriculados.
Imagens enviadas à reportagem mostram que o telhado, as lousas, o piso e as janelas da unidade estão danificados e que as portas das salas e dos banheiros estarem quebradas e sem fechaduras, além de outros problemas estruturais. Conforme a denúncia, a escola está há 14 anos sem passar por reforma.
“Estudamos com calor pois a escola não tem centrais de ar nas salas de aula e nem todas tem ventilador. Quando chove, a água entra pelo telhado e escorre pelas paredes, fazando com que a gente saia da sala. Ficamos com medo que o telhado caia em cima da gente”, conta uma estudante que não quis se identificar.
No dia 11 de janeiro, o Governo de Roraima assinou ordens de serviços de reforma e ampliação de 54 escolas da rede estadual de ensino em Boa Vista e no interior do estado. com custo de R$ 107,9 milhões. O pacote é considerado pelo Executivo como o maior de obras voltadas à educação da história de Roraima. Contudo, a unidade em Alto Alegre não está na lista de escolas contempladas com a reforma.
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto informa que a Escola Estadual Rui Barbosa passará por reforma geral, mas não deu um prazo para o início da obra. A Pasta informou ainda que já entregou 50 escolas revitalizadas e reformadas, e uma delas se encontra em Alto Alegre. Outras duas já estão com processo de reforma em andamento e outra será construída.