CARNAVAL 2024

Ambulantes empreendem na folia há mais de 10 anos em Boa Vista

Primeira noite de carnaval contou com bloquinhos e muitas vendas

Ângela Oliveira vende comida no carnaval há 10 anos. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Ângela Oliveira vende comida no carnaval há 10 anos. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Uma das datas mais aguardadas do ano, o carnaval não só anima foliões, mas quem tira uma renda extra ou trabalha diretamente com a venda de bebidas, alimentação e acessórios. É o caso da Francilene Almeida e da Ângela Oliveira, que empreendem na folia de Boa Vista há mais de 10 anos.

Francilene trabalha com vendas há 17 anos e, com seis pontos de festa na capital roraimense, decidiu por vender no bairro João de Barro. Por ser a primeira vez da folia no local, considerou a opção de estar presente com o seu negócio.

“Eu sempre vendo na parte do centro, na avenida Ville Roy, com cachorro quente, carro de sol, caipirinha, refrigerante, bombom, cigarro. Eu vim para ver se dava de levantar um dinheirinho já que é um bairro novo, mais distante, ia trazer muitos benefícios, tanto para mim quanto para população”, disse.

Para esse carnaval, Francilene trabalhará apenas com preparo de caipirinha e com a expectativa de vender toda a mercadoria na duas noites em que a festa acontecerá no bairro, esse sábado (10) e esta segunda-feira (12).

No caso de Ângela Oliveira, apesar de ter experimentado um local novo em 2023, a opção da vendedora foi a tradicionalidade na avenida Ene Garcez. “Ano passado não teve carnaval aqui [na Praça Fábio Marques Paract]. Então a gente estava aguardando porque aqui, querendo ou não, é o núcleo da folia, é o lugar que mais atrai gente”, afirmou.

Apesar de trabalhar, Ângela também vai se divertir. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A vendedora está nos carnavais há 10 anos e destacou uma expectativa positiva para as vendas em 2024. Além disso, também não deixou de fora a oportunidade de se divertir.

“Eu vou estar aqui vendendo, menos amanhã [12] que não vai ter aqui. Mas eu vou para outra praça perto da minha casa, no Pintolândia. Eu vou lá, vou dar uma olhadinha e vou curtir um pouco também”, brincou Ângela.

Locais de folia

O carnaval em Boa Vista é realizado em seis pontos: Praça Germano Augusto Sampaio (Pintolândia), Praça Cabos e Soldados (Caranã), Praça Clotilde Thereza Duarte (Nova Cidade), Praça Linear Chico do Carneiro (bairro dos Estados), João de Barro e na Praça Fábio Marques Paracat. Durante a passagem pela Fábio Paracat, o prefeito Arthur Henrique destacou que a festa na capital é de diversão com segurança e oportunidades.

“O Carnaval conta com espaço para todo mundo se divertir com muita segurança. A gente tem monitoramento, agentes de trânsito e a Guarda Civil Municipal participando. É um ambiente sempre para toda a família, desde as crianças até os mais idosos e também garantindo geração de renda para muita gente aqui. São mais de 100 espaços para ambulantes comercializarem seus produtos, na praça de alimentação, ambulantes, espaço para o artesanato”, disse em entrevista.

Para este domingo (11), não há programação de blocos na Paracat e shows no João de Barro, mas haverá Patati Patatá no bairro dos Estados e folia nas demais praças a partir das 19h. O carnaval vai até até terça-feira (13) com o show da cantora Gilmelândia. Outros detalhes da programação podem ser conferidos aqui.