A organização humanitária Refúgio 343 e o Instituto por meio do projeto “Ampliando Sonhos” está oferecendo cursos gratuitos visando facilitar a busca por emprego e promover a inclusão social de refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima.
A parceria entre as duas instituições abrangerá o ano 2024 com a realização de cursos livres de português, educação intercultural, além de cursos profissionalizantes para operador de caixa e auxiliar de serviços gerais. As novas turmas têm previsão de início para março, com data ainda a ser definida.
Segundo Leonardo Tavares, coordenador de operação do Refúgio 343, a expectativa é formar cerca de 600 pessoas em situação de refúgio até o final de 2024, nos cursos oferecidos.
“Os cursos visam promover a inclusão social, o acesso aos serviços essenciais, oferecendo conhecimento básico sobre cidadania, cultura, leis e regras sociais do Brasil, além de serem uma oportunidade de empregabilidade.”
A parceria entre Refúgio 343 e Instituto Localiza teve início em janeiro, com a abertura de duas turmas para os cursos livres de português e educação intercultural, beneficiando aproximadamente 60 pessoas. A formatura dessas turmas ocorreu no dia 09/02, na Escola Refúgio, localizada no Centro de Coordenação de Interiorização (CCI) em Boa Vista.
Os interessados em participar ou obter mais informações sobre o projeto podem se dirigir à portaria do CCI, de 8h às 17h, ou acompanhar as redes sociais do Refúgio 343 (@refugio343_).