Os moradores do município de Normandia voltaram a cobrar o asfaltamento da BR-401 após não haver atualização sobre a obra no local. O anúncio de obras em rodovias de Roraima aconteceu em março de 2023.
De acordo com os produtores da região, isso dificulta o escoamento da produção, principalmente da melancia.
“Normandia é o maior plantador de melancia do estado além de outras culturas, como soja e arroz, e possui a pior estrada de Roraima. A gente planta mas para escoar a produção não consegue. Tem que pagar frete porque, se não, o nosso próprio meio de transporte quebra na estrada”, disse um produtor.
A rodovia não é asfaltada do km 107, no entroncamento que dá acesso ao Bonfim, até o km 185, em Normandia. Em maio de 2023, durante o Agenda da Semana, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes em Roraima (DNIT-RR) informou que já havia um projeto de asfaltamento do trecho, que foi enviado à Brasília.
“Sei que é de responsabilidade do Governo Federal, então quero cobrar a bancada federal sobre a situação. É uma região que tem locais que poderiam investir em turismo também, porém a péssima condição da estrada sempre inviabiliza tudo. Se não fizerem algo vamos ter que procuramos outras formas para os políticos tomarem providências porque raspando uma vez por ano uma estrada federal é vergonhoso”, cobrou outro morador.
A reportagem da FolhaBV procurou o Departamento para atualizações do projeto de asfaltamento do trecho da BR 401. De acordo com a assessoria, o documento ainda está em fase preliminar para o andamento das próximas etapas. “Só após a conclusão que terá uma previsão para início das obras”, finalizou.