AFONSO RODRIGUES

Seria bom se pudéssemos mudar

“Seria ótimo que não nos aborrecêssemos por nada nesta vida, que nada fosse importante ao ponto de tornar-nos tristes ou preocupados”. (J. Paul Schmitt)

Na verdade, não sei se seria tão bom assim, ficarmos livres de coisas que fazem com que aprendamos para o futuro. Como seria a vida se não tivéssemos os aborrecimentos e desagrados para nos acordar para o momento futuro. O importante é que não deixemos que os desagrados nos tornem desagradáveis. Tudo faz parte da vida. É com os erros que aprendemos a acertar. Desde que consideremos o erro como uma lição de como não devemos fazer. Não poderíamos sentir saudade se não vivêssemos feliz o momento atual. E para sermos feliz não devemos nos deixar levar pela infelicidade. Simples pra dedéu. Você nunca vai ver uma pessoa turrona e feliz. Ela está sempre se sentindo atingida pelo pior. Quando na verdade, o melhor está dentro dela.

“O reino de Deus está dentro de nós”. É o que está na bíblia. Mas você só vai encontrar essa pérola nas bíblias antiguíssimas. Naquelas pretonas e volumosas. Mas deixa isso pra lá e vamos cuidar da racionalidade que, esta sim, está dentro de cada um de nós e não sabemos aproveitá-la. E não a aproveitamos porque não a conhecemos. A maioria de nós passa o dia todo se aborrecendo com coisinhas que não justificam o aborrecimento. Porque, na verdade, nada justifica. A não ser o desconhecimento. Porque quando nos conhecemos de verdade, não nos julgamos inferiores ao que nos aborrece. Quando você se aborrece com alguém que ofendeu você, você está se jugando inferior a ele.

Sempre que alguém enganar você, pare, reflita, olhe-se no seu espelho interior e se pergunte: ele me enganou, ou eu me enganei com ele? Seu espelho interior não engana e vai lhe dizer que foi você que se enganou. Então, foi você o tolo. E se é assim, por que se deixar enganar? Só os tolos fazem isso. Nunca permita que alguém, seja quem for, faça de você um tolo ou uma tola. Esteja sempre preparado ou preparada para as topadas inevitáveis nas caminhadas do sucesso. O Bob Martley nos alerta: “A vida é para quem topa qualquer parada, não para quem para em qualquer topada”. Por que parar, se a vida é uma caminhada infinita, eterna? Estamos sobre esta Terra há vinte e uma eternidades. Fica impossível calcular quantas vida já vivemos por aqui, e quantas ainda viveremos. Vãos procurar viver o melhor que pudermos viver. E tudo depende da nossa capacidade de viver racionalmente. E isso depende de conhecermo-nos no que realmente somos como seres de origem racional. Viva seu dia, hoje, como se ele fosse o último. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460