Bom dia,
QUEIMADAS 1
O presidente da Fermarh (Fundação Estadual do Meio e Recursos Hídricos), Glicério Fernandes, participou do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 100.3, prestando esclarecimentos sobre a suspensão do calendário de queimadas controladas e dos efeitos das mudanças climáticas na região de florestas tropicais. Na opinião dele, o agravamento das queimadas foi causado pelo homem, e não pela natureza.
QUEIMADAS 2
Ainda de acordo com Glicério, os fortes ventos e a extrema seca contribuíram para que as queimadas saíssem de controle em vários municípios, e admitiu que todo o estado está vulnerável, embora o Governo do Estado tenha decretado emergência em nove municípios. O presidente tentou justificar o atraso na contratação de brigadistas para atuar na situação, alegando que o percentual de gasto com pessoal estaria estourado.
REBATEU
Glicério rebateu as informações dadas pelo Greenpeace, organização não governamental ambiental, sobre as licenças ambientais de queimadas controladas terem contribuído com a crise, e garantiu que das 11 autorizações concedidas apenas duas foram efetivamente realizadas, e nenhuma delas em Amajari, principal localidade afetadas pelos incêndios. Ele frisou que em Tepequém ocorreram queimadas ilegais.
CALHA NORTE
A prefeita de Mucajaí, Eronildes Gonçalves, acompanhada pelo ex-deputado Édio Lopes, participou do programa Agenda da Semana, para anunciar investimentos no município, com recursos oriundos do programa federal Calha Norte. De acordo com o informado, além da recuperação de vicinais, pavimentação e construção de campo de futebol, também será feito um prédio próprio para a guarda municipal.
PAIXÃO DE CRISTO
A prefeita Nega, como é conhecida, também aproveitou a oportunidade para anunciar o ator Eriberto Leão como protagonista do tradicional evento Paixão de Cristo, realizado anualmente durante a Semana Santa. No Sábado de Aleluia, a atração musical será o cantor Eduardo Costa. Tanto a prefeita quanto o ex-deputado criticaram a negativa do Governo do Estado em investir no evento realizado em Mucajaí.
INDICAÇÃO
Outra novidade anunciada durante a entrevista foi a indicação pelo grupo do Ex-deputado Édio e da atual prefeita Nega, do presidente da Câmara de Vereadores de Mucajaí, vereador Joelson Costa, como pré-candidato a prefeito. Ele que é vereador há oito anos, está atualmente filiado ao PL, mas aguarda a janela partidária para migrar para o Solidariedade, sigla comandada por Édio Lopes.
POSSE 1
A postagem de uma foto do governador Antonio Denarium na cerimônia de posse do novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, causou alvoroço nas redes sociais durante o final de semana. Centenas de correligionários fizeram comentários criticando a possível declaração de apoio do político ao Governo Federal, e bem poucos admitiram que a participação foi apenas uma formalidade política.
POSSE 2
Na repercussão da solenidade de posse de Dino feita pela imprensa nacional, o nome de Denarium não consta na lista dos “barrados no baile”. Conforme os comentários, pelo menos cinco governadores de oposição ao Governo do PT deixaram de ser convidados para o evento. Além do governador de Roraima, também os governadores de Brasília, Rio de Janeiro e Goiás, considerados de Direita, foram vistos por lá.
PRÓ-BOLSONARO 1
Por outro lado, Denarium não confirmou presença no ato pró-Bolsonaro, , ocorrido ontem, na avenida Paulista, em São Paulo. Procurada por um dos editores da Coluna, sua assessoria informou que o governador está concentrado nas próximas ações da Operação Verão e desde o sábado, 24, anunciou novas medidas de controle de danos da estiagem.
PRÓ-BOLSONARO 2
O senador Hiran Gonçalves (PP) publicou vídeo com a esposa, Gerlane Baccarin, confirmando presença na Avenida Paulista e reafirmando o discurso bolsonarista de que o ato seria uma celebração à democracia e defesa de valores como a família e a liberdade. Também o deputado Antonio Nicoletti (União Brasil) participou e inclusive transmitiu parte do evento por meio de lives nas redes sociais.