SEM AVISO

Estudantes denunciam retirada de transporte para campus da UFRR na zona rural

São cerca de 200 alunos, divididos entre os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, que necessitam do transporte até o Campus Cauamé, que fica às margens da BR-174

Estudantes reclamam que a decisão foi tomada sem a presença de representantes estudantis (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Estudantes reclamam que a decisão foi tomada sem a presença de representantes estudantis (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) denunciam a retirada do Ônibus Intercampi, que faz o transporte do campus Paricarana, no bairro Aeroporto, para o campus Cauamé, na zona rural de Boa Vista. Segundo eles, a decisão foi tomada sem a consulta do corpo estudantil.

São cerca de 200 alunos, divididos entre os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, que necessitam do transporte para acompanhar as aulas no Campus, que fica localizado às margens da BR-174.

A acadêmica de Medicina Veterinária, Jéssica Nicole, relata que a decisão foi tomada sem a presença de representantes dos alunos, para que fosse expressada a real necessidade do transporte.

“No estatuto da universidade está previsto que o representante estudantil tem direito ao voto, eles se quer nos consultaram ou avisaram da reunião para que tentássemos achar uma forma alternativa para que os alunos não saiam prejudicados”, relata a estudante.

Alunos denunciam que decisão irá prejudicar quem precisa do transporte para assistir as aulas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A decisão foi tomada pela reitoria da UFRR no dia 15 de fevereiro, os alunos ficaram sabendo que o transporte seria retirado de circulação na última terça-feira, 20, duas semanas antes de iniciarem as aulas na universidade.

Durante o anúncio aos alunos, a reitoria da Universidade informou que somente 20 alunos necessitavam do transporte, o que não condiz com a realidade. Segundo Jéssica, um abaixo-assinado de quem necessita do ônibus tem mais de 100 assinaturas.

“No momento nós estamos desassistidos, porque a decisão ja foi tomada e não estão nos comunicando. Nossa última alternativa é a de mobilizar os alunos”, relata a acadêmica.

Segundo os alunos, a justificativa da universidade para a ação foi de que não há verba suficiente para arcar com as despesas do ônibus, além de que a universidade não tem obrigação em disponibilizar o transporte. Outra justificativa, foi a de que o Campus Cauamé está dentro da rota do transporte público de Boa Vista.

Acadêmicos realizarão Assembleia Estudantil sobre o transporte

A representação acadêmica convida o corpo estudantil da UFRR para participar de uma Assembleia sobre a retirada do transporte e outros problemas que estão ocorrendo no Campus Cauamé. O evento ocorre hoje, 26, a partir das 18h, no Parlatório em frente ao Restaurante Universitário do Campus Paricarana.

Ônibus transportava alunos do CAmpus Paricarana, no bairro Aeroporto, até o Campus CAuamé, zona rural de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A reportagem entrou em contato com a Universidade Federal de Roraima e aguarda um posicionamento sobre o assunto.