O nível do rio Branco atingiu – 0,14 metros na tarde desta segunda-feira (26). Com a crise hídrica em Roraima, a produção de água potável nos 94 poços artesianos de Boa Vista reduziu em 20%, segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
A baixa contínua é preocupante, conforme o gerente do Sistema de Água da Caer, Paulo Anderson Amorim. De acordo com ele, “a forte estiagem afeta os lençóis freáticos dos poços artesianos que reforçam o abastecimento da capital” e ocasiona baixa pressão na rede de distribuição de água dos bairros mais afastados.
Mesmo com a situação, Amorim garantiu que as medidas necessárias para a continuidade da captação de água no rio de forma eficaz já foram tomadas.
Em 24 horas, o nível desceu 4 centímetros e em uma semana, o dobro, conforme o monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA). A última estiagem severa na principal fonte de abastecimento de Boa Vista aconteceu em fevereiro de 2016, quando se atingiu -57 centímetros. Em 1998, outra época de forte seca, a medição registrou -72 cm, também no segundo mês do ano.