CPNU

Roraima tem mais de 17 mil inscritos no Concurso Público Nacional Unificado

Em Roraima, as provas do CPNU serão aplicadas nas cidades de Boa Vista e Rorainópolis.

Concurso público (Foto: Divulgação)
Concurso público (Foto: Divulgação)

Em todo o Brasil, mais de 2,14 milhões de pessoas têm inscrições confirmadas para o CPNU, após concluírem o pagamento da inscrição ou terem direito à isenção. Esse número inclui 17.882 candidatos do estado de Roraima. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em 23 de fevereiro.

São Paulo lidera a lista dos estados com mais inscritos, com mais de 228 mil pessoas aptas para participar do processo seletivo, enquanto Roraima ocupa a 26ª posição nessa lista. No entanto, quando consideramos o percentual de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas em relação à população do estado, Roraima sobe para a 3ª posição, com 3,76% de inscritos.

Os candidatos estão distribuídos em 5.555 dos 5.570 municípios do país, o que representa 99,7% do total. As mulheres representam 56% do total de inscritos (1,2 milhão), enquanto os homens somam 44% (938 mil).

As provas do CPNU serão realizadas em 220 cidades, abrangendo todas as 27 unidades da Federação, no dia 5 de maio. Em Roraima, as provas serão aplicadas em Boa Vista e Rorainópolis.

Em relação às cotas, a maioria das inscrições confirmadas de candidatos que solicitaram cota foi preenchida por pessoas negras (420.793), seguidas por pessoas com deficiência (45.564) e indígenas (10.444). As pessoas que solicitaram Atendimento Especial, como as lactantes, totalizaram 54.219.

Quanto às faixas de renda, o balanço mostra que 57,3% dos inscritos têm renda de até três salários mínimos, enquanto 6,3% já ganham mais do que dez salários mínimos (R$ 14.120) e esperam melhorar ainda mais a renda com os cargos que pagam acima disso.

Do total de candidatos, 1,54 milhão realizaram o pagamento da Guia de Recolhimento da União, enquanto pouco mais de 600 mil ficaram isentos por pertencerem a quatro grupos: integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), bolsistas do programa Universidade para Todos, financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e doadores de medula óssea.