Cultura

Curso de culinária está com inscrições abertas

Para participar do curso é preciso enviar um e-mail para [email protected]. As inscrições são gratuitas

Formas, tamanhos e tons variados. Além de saborosos, possuem alto valor nutricional e compõem receitas elaboradas na cozinha. Embora sejam muitas vezes confundidos e preparados como legumes, os cogumelos são, na realidade, fungos, um tipo especial de organismo vivo que não tem raízes, folhas, flores ou sementes. Embora possam ser cultivados, os cogumelos crescem de forma selvagem.
Alimento típico da culinária japonesa, os cogumelos comestíveis ainda são pouco conhecidos no Brasil, mas na região norte são consumidos por tribos indígenas, como os Yanomami, que os consomem como fonte de proteína por acreditar que o fungo tem a capacidade de ajudar as pessoas a manterem um equilíbrio corporal saudável.
A pesquisadora Noemia Kazue Ishikawa passou a estudar o cogumelo amazônico, motivada pelo fato de só se encontrar nos supermercados espécies asiáticas e europeias. Sua pesquisa recebeu destaque em revistas especializadas de todo o mundo.
Para divulgar o conhecimento sobre estes fungos, a bióloga do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) irá realizar uma oficina gratuita chamada “Introdução ao Estudo de Cogumelos Comestíveis da Amazônia”.
Realizado pelo Instituto Socioambiental em Boa Vista (ISA), a oficina será realizada no dia 04 de fevereiro e abordará conhecimentos sobre a diversidade e o potencial de geração de renda dos cogumelos.
O ISA, em parceria com a Hutukara Associação Yanomami, desenvolve, há três anos, um projeto de pesquisa intercultural no qual jovens indígenas yanomami realizam estudos sobre os alimentos que fazem parte da sua dieta – com destaque para o uso dos cogumelos com 26 variedades identificadas. A pesquisa, sob responsabilidade do antropólogo do ISA, Moreno Saraiva Martins, prevê o lançamento neste ano de uma publicação com o resultado deste trabalho.
Durante a oficina, haverá a distribuição e demonstração de uso do livreto “Instruções de coleta de macrofungos Agaricales e gasteroides”. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail solicitando para o endereço [email protected]. A aula será realizada na sede do Instituto Socioambiental em Boa Vista, localizado na Rua Presidente Costa e Silva, 116, bairro São Pedro. 30 Vagas estão disponíveis.
Serviço “Introdução ao Estudo de Cogumelos Comestíveis da Amazônia” Data: 04 de fevereiro Local: ISA – Instituto Socioambiental Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 116 – São Pedro Inscrições: [email protected]