Entretenimento

Vendedor inaugura loja após anos de trabalho como autônomo

Na Folha do Empreendedor de hoje você vai conhecer a trajetória do empresário Juscelino da Silva Oliveira, um administrador de empresas que trabalhou parte de sua vida como eletrotécnico e outra como vendedor autônomo. A profissão de eletrotécnico ele aprendeu na juventude com o pai, mas foi “o tino para os negócios” que o fez enxergar o grande potencial do comércio local. Com auxílio da esposa, após alguns anos de trabalho, ele saiu da condição de vendedor autônomo para a categoria de microempresário e hoje administra dois empreendimentos, entre eles uma boutique que vende, além de confecções, brincos e acessórios femininos.
O “tino para os negócios”, Juscelino da Silva Oliveira acredita que herdou dos pais. Natural de Imperatriz (MA), ele é filho de um técnico em eletrônica que criou os filhos trabalhando num pequeno negócio de prestação de serviços de manutenção e consertos de eletro-eletrônicos que funcionava em um prédio anexo à residência. Sua mãe complementava a renda da família como vendedora autônoma.
“Foi vendo meu pai trabalhar na pequena oficina de consertos de eletrônicos que aprendi a profissão. Meu pai gostava de me dar responsabilidades cedo e tornei-me um técnico em eletrônica muito jovem. Tudo o que aprendi nessa área foi meu pai quem me ensinou. Ele capacitou a família toda, de sobrinho a tio”, revela.
A empresa empregava grande parte da família e foi lá que Juscelino começou sua vida profissional, auxiliando o pai no conserto de televisão, rádio e outros equipamentos eletrônicos.
No final da década de 90, seu pai, um empreendedor, resolveu investir em outro segmento e iniciar um novo negócio: uma distribuidora de remédios naturais, projeto que o trouxe a Roraima. Mais tarde trabalhou como representante comercial de calçados e revendedor de carros.
Juscelino, então, desiste da loja de eletrônicos para dar continuidade à loja de produtos naturais iniciada pelo pai. Aos 22 anos, Juscelino já era dono do seu próprio negócio: uma loja de suplementos em Imperatriz (MA), projeto iniciado pelo pai que ele transformou em uma farmácia.  
Em 2002, seu pai o convidou para trabalhar como eletrotécnico em Boa Vista. “Achei interessante a proposta e queria conhecer a cidade. Gostei do trabalho e, com sete meses, tornei-me gerente técnico. Organizei o setor de assistência técnica da loja, otimizei serviços e por isso fui logo promovido”, conta.
Nesta época, para completar o orçamento, sua esposa revendia bijuterias de porta em porta. Ao chegar a Roraima, sua primeira atitude foi comprar R$ 600 em mercadorias para vender. “Com tempo, fomos inserindo novos produtos (bolsas, sapatos, bijuterias) e, como gosto de eletrônicos, passei a comprar celulares, netbooks, Datashow e relógios”.
“Loja” funcionava no porta-malas do carro
O negócio que começou numa motocicleta, único meio de transporte do casal, ganhou o reforço de um carro. No porta-malas, o casal carregava uma verdadeira loja ambulante e vivia abarrotado de mercadorias.   “Nosso carro era nossa loja. Visitávamos vários órgãos públicos, maternidade, secretarias e hospitais de dia e noite e até nas madrugadas”.
Com as vendas em expansão, em 2006, Juscelino pede demissão do emprego para apoiar a esposa nas vendas. “Precisava me dedicar às vendas porque o negócio estava crescendo e não tinha tempo para atender todos os clientes”, afirmou.
Para justificar o sucesso do negócio, ele tem uma explicação lógica. “As vendas crescem porque as pessoas não têm tempo, gostam dessa comodidade, praticidade e das facilidades de pagamento, como no cartão de crédito. Levamos a loja para nossos clientes e até hoje atendemos em domicílio”.
Já em 2009, surgiu o desejo de ter um ponto fixo para atender seus clientes. A primeira loja do casal foi reservada para a venda apenas de bijuterias. “Vendemos nossa casa para investir no negócio. Não tivemos medo nem receio de apostar no novo negócio”, ressaltou.
A pedido dos clientes, o empresário passou a vender também confecções.  “No início, vendíamos confecções na loja, mas pensamos em ter um lugar mais adequado, só para confecções”, disse. Em março desse ano, Juscelino inaugurou a Charlotte Princess.
A Charlotte Princess é uma loja dedicada à mulher e comercializa diversas confecções da moda feminina, como vestidos, shorts, saias, calças, cropet, t-shirt, dentre outros. Conforme o empresário, um diferencial da loja são as roupas exclusivas e peças únicas, cores variadas e de boa qualidade.
A loja também dispõe de uma linha de acessórios como cintos, bolsas, carteiras e semijoias, brincos, pulseiras, braceletes, cordões, anéis.
Uma prática comum do casal ainda é permanecer com as vendas externas, porta em porta. Para dar suporte no atendimento, ele mandou fabricar uma mala especial que serve como mostruário para as semijoias.
Avisa que suas semijoias têm garantia estendida e anuncia que é um dos “melhores preços na praça”. “Compramos nossa mercadoria direto da fábrica, que barateia os custos e permite-nos reduzir o preço dos produtos. Somos o melhor preço da cidade! Vendemos produtos com qualidade e preço”, enfatiza.
Para os clientes que desejam conhecer os produtos da loja sem sair de casa, basta acessar a página da Charlotte Princess no Facebook no endereço: www.facebook.com/Charlotte. “Todos os dias publicamos fotos da nova coleção ou produtos que chegaram à loja”, confirmou. O aplicativo de bate-papo é outra forma encontrada para manter contato com seus clientes, trocar informações e divulgar produtos, promoções.  Para participar do grupo, o empresário comunica que basta solicitar a inclusão pelo telefone (95) 98110-9248 (Wattsapp) ou deixar recado na página da loja no Facebook.  
Já no instagran @charlotteprinces as clientes podem conferir os novos modelos de roupas, vestidos e acessórios disponíveis na loja.
Uma estratégia para impulsionar as vendas e manter a clientela fiel é a realização de promoções relâmpagos e descontos especiais, sobretudo em datas comemorativas. “Em datas comemorativas, como as festas de Natal e Ano Novo, sempre oferecemos promoções e descontos especiais. No final de cada mês, também realizamos promoções relâmpagos de até 25% de desconto em todos os produtos”, comentou.
A CHARLOTE PRINCESS fica localizada na av. Ville Roy – 5254/B, nº 1019 – Bairro Aparecida (ao lado do Banco Itaú). Funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, sem intervalo para o almoço. Telefones para contato: (95) 99118 – 7737 / 98110-9248 (Wattsapp), tanto para encomendas como para reservas. E pela internet (www.facebook.com/Charlotte) ou no instagran (@charlotteprinces).
PERFIL
Nome Completo: Juscelino da Silva Oliveira Estado Civil: Casado Idade: 38anos Filhos: Sem filhos
Por que investir em Roraima? Roraima ainda é o melhor lugar do Brasil para se investir, sobretudo na área do comércio; e, principalmente, acredito que Boa vista é uma cidade que oferece uma boa qualidade de vida aos seus moradores.
Momento Inesquecível: Foi abrir o primeiro negócio (a loja de bijuterias) após anos de trabalho como vendedor autônomo. Foi uma alegria muito grande.   O melhor da vida empresarial: A flexibilidade de horário e a liberdade financeira, onde você é o único obstáculo para seu crescimento; o faturamento só depende do esforço e da dedicação pessoal.   O que é ser empreendedor? Primeiro é ter coragem para empreender. Não é fácil sair da sua zona de conforte e abrir a própria empresa. Sua vida é sua empresa e uma responsabilidade diária. É recompensador, mas exige dedicação e esforço.     Qual o segredo para fidelizar um cliente? Prezamos pela qualidade, preço justo e sempre novidades.   Que conselho você daria a alguns que queiram montar seu próprio negócio? Abrir o negócio não é difícil, o desafio diário é se manter no mercado. A empresa só vinga e torna-se bem sucedida com a dedicação do dono.   Qual o diferencial de sua empresa? Peças exclusivas e renovação constante das mercadorias a cada 15 dias, além da qualidade das confecções e o preço. Como compramos de fábrica, vendemos com o melhor preço do mercado.
Qual sua próxima meta? Queremos ampliar a loja e investir em um novo segmento no ramo de alimentação.
[email protected]