O café com leite é a combinação mais clássica do café da manhã brasileiro, principalmente para pessoas quem não gostam de tomar o café preto puro. E para além da energia que a bebida dá para enfrentar a correria, o café com leite é cheio de benefícios que a maioria das pessoas desconhece.
Um estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, mostrou que o café com leite pode facilitar o combate a inflamações a partir da presença conjunta de polifenóis – presentes no café e que ajudam a reduzir o estresse oxidativo que leva às inflamações – com o cálcio e aminoácidos do leite, que potencializam a ação dos antioxidantes.
Além disso, o cálcio é responsável por facilitar a liberação hormonal e fortalecer a construção de ossos e dentes.
O efeito analgésico do café e o calmante do leite també pode ajudar na redução dos sintomas de dor de cabeça e enxaqueca, além de ajudar no controle do pico de hiperatividade causado pela cafeína.
A alta temperatura do café pode causar queimaduras térmicas no esôfago. O acúmulo dessas queimaduras pode resultar em câncer em uma fase avançada da vida. Por isso, misturar leite morno ou gelado no café também, ajuda a moderar a temperatura da bebida, e assim, aliviar as queimaduras.
O café com leite também promove o ganho de massa muscular, porque o leite contém proteínas de alto valor biológico, que estimulam o crescimento dos músculos. Além disso, o cálcio e o magnésio presentes no duo também estimulam a contração dos músculos, atuando na formação de tecido muscular.
Agora que você conhece os benefícios desse clássico brasileiro, que tal saborear uma xícara agora mesmo?