SAÚDE

Cuidado! Confira lista de 10 alimentos que são perigosos quando consumidos crus

A casca do ovo deve ser higienizada antes de quebrar para evitar possíveis contaminações

O consumo de ovos crus também pode ser problemático, considerando o risco de salmonella (Foto: Raisa Carvalho)
O consumo de ovos crus também pode ser problemático, considerando o risco de salmonella (Foto: Raisa Carvalho)

Ingerir um alimento que não está devidamente cozido pode ser prejudicial para a saúde, mas alguns itens são problemáticos inclusive quando consumidos de forma crua. A medida é válida até mesmo para os vegetais, sem o devido preparo. Abaixo segue uma lista de alimentos que são considerados perigosos quando consumidos crus:

  1. Batatas
    O amido presente na batata crua pode causar inchaço e problemas estomacais. O ideal é cozinhar o vegetal para que o amido seja ‘quebrado’ e assim, mais fácil de processar pelo sistema digestivo.
  2. Feijão
    O costume é sempre deixar o feijão de molho e cozinhá-lo na panela de pressão ou por muitas horas antes de comer. Mas não só para cozinhar e deixar o alimento mais macio. O feijão vermelho cru, por exemplo, contém uma toxina chamada fitohemaglutinina que causa sintomas semelhantes à intoxicação alimentar. Por isso, o ideal é ferver o alimento antes de consumir.
  3. Berinjela
    A berinjela crua tem um alto teor de solanina, uma toxina que pode causar problemas gastrointestinais como diarreia e vômito. O percentual é de cerca de 11 mg por uma berinjela média, mas o consumo em grandes quantidades pode causar mal-estar e até óbito.
  4. Broto
    O consumo de brotos de feijão, alfafa e rabanete é muito utilizado na culinária asiática e saladas frescas. Mas é preciso fazer a higienização correta e cozimento antes do consumo para evitar bactérias como a salmonella.
  5. Ovos
    O consumo de ovos crus também pode ser problemático, considerando o risco de salmonella. O ideal é que o ovo seja armazenado corretamente, cozido antes do consumo e que a casca seja devidamente higienizada antes de quebrar para evitar possíveis contaminações.
  6. Salsichas
    O cachorro-quente é popular nas festinhas de aniversário, mas para consumir antes é preciso cozinhar bem as salsichas antes de servir. Isso acontece por conta de uma bactéria chamada listeria, que pode acumular em embalagens. Por isso é necessário aquecer ou ferver o alimento antes de consumir.
  7. Cogumelos
    O alerta é especialmente para cogumelos silvestres criados em lugares onde você não conhece a proveniência, que podem abrigar bactérias. Nem todos os cogumelos são comestíveis e alguns podem ser venenosos. Por isso é importante identificar ou procurar um profissional capacitado.
  8. Leite não pasteurizado
    Essa recomendação é válida principalmente para quem consome leite de vaca fresco ou cru, sem ser fervido antes. O leite pode conter bactérias como a salmonella, além de causar mais problemas digestivos em comparação com os demais.
  9. Farinha de trigo
    Algo que não é comumente conhecido é que a farinha de trigo também não pode ser consumida crua, mesmo que por acidente em uma brincadeira de criança. Isso acontece porque a farinha mal transportada ou armazenada pode ser contaminada por bactérias, que podem causar infecções.
  10. Macaxeira
    Outro vegetal que também não é recomendado o consumo no formato cru é a macaxeira ou mandioca. Isso porque o alimento possui uma toxina chamada glicosídeo cianogênico, que quando consumido sem cozinhar antes pode causar náusea, fraqueza e até dificuldade de respirar.