NOVA OPORTUNIDADE

Reeducandos recebem certificados de cursos do Pronatec na Cadeia Pública

Na manhã de hoje, 6, uma solenidade realizada na CPMBV entregou as certificações a 15 reeducandos aprovados

Na solenidade, 15 reeducandos aprovados nos cursos de marcenaria, eletricista de automóveis e mecânico de motocicletas receberam as certificações (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Na solenidade, 15 reeducandos aprovados nos cursos de marcenaria, eletricista de automóveis e mecânico de motocicletas receberam as certificações (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Cerca de 305 reeducandos da Cadeia Pública Masculina (CPMBV) foram aprovados em cursos capacitantes ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na manhã de hoje, 6, uma solenidade realizada na CPMBV entregou as certificações a 15 reeducandos aprovados.

Os cursos foram ofetados no período de 3 de julho a 29 de novembro de 2023, foram 16 áreas ensinadas na modalidade de qualificação profissional, totalizando 3.888 horas para 320 alunos reeducandos inscritos, com 305 aprovados.

Na solenidade, 15 reeducandos aprovados nos cursos de marcenaria, eletricista de automóveis e mecânico de motocicletas receberam as certificações.

Na solenidade, 15 reeducandos aprovados nos cursos receberam as certificações (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, explica sobre a importância da capacitação dos reeducandos,

“Hoje nós concluímos mais três turmas através do Pronatec Prisões. Aqui a gente sempre ver a capacitação como um dos nossos pilares, o nosso objetivo é ampliar para todo o estado”, afirmou Hécules.

Secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O reeducando Nilbrando Silva Mota, de 54 anos, está recluso há cinco anos. Aprovado no curso de marcenaria, ele destaca como a capacitação irá mudar a sua realidade.

“É muito importante para nós reeducandos, ter a oportunidade de provar uma inocência que nos foi tirada. Muitos aqui estão com problemas na justiça a vários anos, mas hoje estão nos dando a oportunidade de nos readequarmos ao mundo exterior ao qual nos foi tirado”, relata Nilbrando.

Reeducando Nilbrando Silva Mota, de 54 anos, está recluso há cinco anos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O diretor da CPMBV, Pablo Alexandre, destaca o impacto dos cursos de capacitação no sistema prisional de Roraima.

“Hoje a gente vive uma mudança dentro do Sistema Prisional, que é o resgate dos reeducandos, a ressocialização e a chance de oportunidade para aqueles que querem mudar de vida. Hoje, não somos mais um local que guarda pessoas que vivem a margem da sociedade. O Sistema Prisional vive uma mudança que busca a ressocialização”, destacou o diretor.

Diretor da CPMBV, Pablo Alexandre (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) com os cursos ofertados através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).