BACALHAU

Portuga no futebol roraimense: Paulo Morgado segue no Sampaio

Leão Dourado tem treinador estrangeiro à frente do plantel

Morgado é fã de Jorge Jesus, Marco Silva e José Mourinho. Crédito: BV Esportes
Morgado é fã de Jorge Jesus, Marco Silva e José Mourinho. Crédito: BV Esportes

O único técnico estrangeiro em atividade no futebol roraimense é Paulo Morgado, comandante do Grêmio Atlético Sampaio (Gas), para disputa do Campeonato Roraimense de futebol profissional, de.2024. Um método muito praticado no futebol brasileiro é a adoção das filosofias de trabalho das comissões técnicas formadas por treinadores portugueses, enfim, eles estão em “alta” no futebol brasileiro.

Assim como Abel Ferreira no Palmeiras, Jorge Jesus que revolucionou no Flamengo, Luiz Castro que deu esperanças ao Botafogo após 29 anos, os portugas não param por aí, desta vez Morgado é a aposta no futebol local. Pela primeira vez ele irá atuar em solo macuxi e conta como tem sido a experiência na cultura e sociedade local.

“Eu vivo no Brasil há 12 anos, quase todos eles em Manaus, por isso adaptação a clima, alimentação ocorreu nos primeiros três anos, me sinto ‘brasileiro’, contente aqui”, disse o português Paulo Morgado.

Morgado foi o primeiro técnico da história do Manaus FC, por lá foi campeão da Série B do AM, em 2013. Também treinou Nacional, Penarol, São Raimundo-AM, Ypiranga-PE, JC, por Portugal atuou por Belenenses, Vitória do Pico, Sintrense e Odivelas. Chegou em Manaus e ao Brasil, em 2011, onde iniciou à frente do Rio Negro, do centroavante Jardel (ex-Grêmio e Porto).

Após muitos anos em Manaus, o treinador europeu comparou o calor das duas cidades, diferenças e valorizou Boa Vista como cidade modelo da região. Morgado tem 49 anos e nasceu em Lisboa.

“Sinto que Manaus é mais quente, Boa Vista tem um ventinho, acaba sendo mais agradável. A cidade não conheci, Boa Vista agrada por ser mais calmo, Manaus parece ser mais perigoso. Boa Vista foi planejado e trás a possibilidade de fazer uma caminhada e andar de bicicleta. São cidades totalmente diferentes, gosto muito de Boa Vista, não que gosto mais daqui, tenho carinho por Manaus, tenho minha filha amazonense”, comparou Paulo Morgado.

Metas

Após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, o clima no Leão Dourado é de recuperar a temporada dentro do Estadual. As metas do português é colocar novamente o Sampaio na Copa do Brasil 2025, para recuperar o prejuízo.

“A equipe está espera de começar o campeonato, estamos prontos, até porque começamos a pré-temporada antes dos demais, junto ao São Raimundo, se começasse amanhã estaríamos 100%. O duelo contra o Brusque deu força a mais”, disse Paulo Morgado.

Estreia no Estadual

Em estreia pelo Campeonato Roraimense, o Progresso abre o grupo B, contra o Grêmio Atlético Sampaio (Gas), às 18h30, de 16 de março, no estádio Flamarion Vasconcelos – o Canarinho, em Boa Vista.

Por João Paulo Oliveira