Bom dia,
Duas cenas parecem compor em definitivo o cenário de quem entra ou sai de Boa Vista pela BR-174 em direção Sul. De um lado, o desfile de caminhões-carretas bitrens voltando vazias para Manaus, ou chegando de lá, carregadas de óleo diesel para abastecer nossas poluidoras e caras usinas termelétricas. De outro, a aglomeração de centenas de migrantes de todas as idades que se aglomeram nos arredores de prédio públicos/privados e canteiros das avenidas Brasil, Guiana e Venezuela. É uma pobre gente entregue à própria sorte.
Essas duas cenas dizem respeito ao relacionamento entre o Brasil, do presidente Lula da Silva (PT); e a Venezuela do ditador Nicolás Maduro. Os dois amigos assumidos e que trocam gentilezas para além do normal quando se encontram já conversaram entre si várias vezes desde o ano passado, mas até agora não demonstraram qualquer preocupação em resolver o grave problema da migração de venezuelanos para o Brasil, como se ambos desejassem punir essa pobre gente que foge de sua terra da fome, da miséria e da perseguição política.
Com relação ao suprimento de energia de Guri para Roraima, os dois governos chegaram até anunciar compra pelo governo brasileiro de cerca de 17MW, volume que não chega a 10% da demanda total de energia de Roraima. Mesmo a um preço altíssimo – o Tribunal de Contas da União (TCU) por proposta do ministro Jonathan de Jesus vai investigar o contrato -, até hoje nenhuma “gota” de energia chegou ao estado. Fizeram previsão para conectar as linhas de transmissão em novembro/23; adiaram para dezembro/23; prometeram para janeiro/24, mas até agora nada.
Eleições 1
O final de semana no interior do Estado foi marcado por eventos relacionados às Eleições 2024. Nos considerados maiores, o governador Antônio Denárium (Progressistas) e o senador Mecias de Jesus (Republicanos), encabeçaram os lançamentos de pré-candidaturas das reeleições de Pinto do Equador (Republicanos), em Rorainópolis; Osmar Filho (Republicanos), em Caroebe; e Luiza Maura, em São João da Baliza.
Eleições 2
Pelos lados de Normandia, também houve lançamento da pré-candidatura à prefeitura de Neila Araújo, pelo Cidadania, comandado pelo deputado Marcelo Cabral. Por lá, os deputados estaduais Renato Silva (Podemos), Coronel Chagas (PRTB) e Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), e o deputado federal Gabriel Mota (Republicanos), demonstraram apoio publicamente à pré-candidata.
Alto Alegre
No sábado, uma notícia de que o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD), teria sido efetivamente afastado do cargo por força de decisão da Justiça Eleitoral, movimentou os bastidores da política. No início da noite de sábado, o próprio fez postagem nas redes sociais fazendo uma espécie de desabafo e disse que vai utilizar todos os recursos disponíveis para provar sua inocência e concluir seu mandato.
Resposta
A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, respondeu às acusações feitas pelo vereador Dr. Ilderson (sem partido), durante sessão na Câmara Municipal de Boa Vista. Ela, que é vereadora licenciada e deve retornar àquela Casa em breve, para disputar a reeleição, apontou que o colega não apresentou qualquer prova do que disse, e deixou claro que vai processá-lo por calúnia e difamação.
Comércio
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acir) Antônio Vaneri, participou do programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, comentando sobre os serviços ofertados pela entidade e o resgate de algumas ações como a criação de associações em todos os municípios de Roraima. Neste ano, a Acir completa 80 anos e tem encabeçado várias iniciativas para a movimentação da economia local.
Corredor
Veneri fez uma análise interessante do futuro comercial e industrial do nosso Estado, diante do mar de possibilidades que Roraima terá devido à sua posição geograficamente estratégica de fronteira com dois países. Na opinião dele, é preciso que o empresariado e a classe política local atuem para que nosso Estado não vire apenas um corredor de passagem dessa movimentação econômica. Está registrado!
Coração
O médico cardiologista Petrônio Araújo também participou do programa Agenda da Semana e, em entrevista ao apresentador Getúlio Cruz, comentou o aumento na incidência de problemas cardíacos em crianças e jovens, além da necessidade da implementação de um programa público de prevenção à saúde cardíaca. O profissional fez uma análise sobre os números de mortes por problemas cardiovasculares e da necessidade de discutir e reavaliar a questão.
Boa Vista 1
A deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) concedeu entrevista à Folha FM sobre a recente oficialização da sua pré-candidatura à prefeita de Boa Vista e o arco de alianças políticas já desenhado no dia do evento. Ela reafirmou acreditar no diálogo com o deputado federal Antônio Carlos Nicoletti, presidente regional do seu partido, o União Brasil, para o consenso com foco no projeto político.
Boa Vista 2
Por outro lado, Catarina foi firme ao afirmar que não vai abrir mão do seu direito de candidatar-se e disse que essa discussão será desenvolvida até o prazo para as convenções partidárias, em agosto. Ela também disse que pretende ampliar esse arco de aliança com outros políticos que no primeiro momento ainda não compõem o grupo, inclusive partidos e pessoas que pudessem ter interesse em lançar candidatura própria.
Cenário
Catarina Guerra também afirmou que independente da mudança de cenário na política, leia-se uma possível confirmação do governador Antonio Denárium no cargo, seu maior apoiador, a sua candidatura será mantida. “O grupo sabe das consequências e possibilidades, mas em momento nenhum vi fraqueza ou instabilidade. Se acontecer, dará mais unidade ao grupo”, apontou.