Cotidiano

Hemocentro firma parceria com Exército para doação de sangue

Ação “Mão forte, Mão amiga” acontece durante a semana até a sexta-feira, 30

Acontece essa semana a ação “Mão forte, Mão amiga”, parceria do Hemocentro com o Comando de Fronteira Roraima – 7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) para aumentar o estoque de sangue da unidade. Os militares, em grupos de 20 pessoas, doarão sangue pela manhã durante toda esta semana, até sexta-feira, dia 30. A ação de parceria é direcionada aos jovens que ingressarão no Exército, em 2015.

Segundo a diretora geral da unidade, Gabrielle Cruz Duarte, as atividades iniciaram nesta segunda-feira e fazem parte do projeto de fortalecimento das ações integradas do Hemocentro. “São vários os parceiros que ajudam o Hemocentro, o Exército é um deles, e para nós as parceiras são fundamentais para garantir o equilíbrio no abastecimento, já que atendemos todas as unidades do Estado”, esclareceu.

FATORES – Quando o assunto é doação, o fator “O” negativo é o que mais chama a atenção por ser um sangue raro, de maior demanda no abastecimento das unidades de saúde do Estado. Por ser o doador universal e nas situações de emergência como um acidente, por exemplo, é o primeiro a ser utilizado.

Já fator sanguíneo “O” positivo, representa a maior entrada no abastecimento e também muita saída, uma vez que essa tipagem é prevalente na Região Norte. “O doador que possui o fator RH negativo é um doador nato, pode ajudar a todos sem distinção, porém, caso precise de transfusão o paciente só poderá receber o “O” negativo (ou seja, doa universal, mas só recebe dele mesmo)”, salientou.

ESTOQUE – Atualmente o estoque de sangue do fator “O” positivo está bem equilibrado com aproximadamente 70 bolsas. No entanto em relação ao fator “O” negativo está baixo. “Só temos três bolsas no estoque, e com a doação dos militares esperamos ter condições de equilibrar o abastecimento”, disse Gabrielle.

O candidato à doação de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até duas horas antes da doação. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12 horas, e das 13h30 às 18 horas, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dias da doação) e de declarações.

O Hemocentro fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).

Fonte: Sesau