Mais um incêndio florestal de grandes proporções assola o município do Uiramutã, ao Norte de Roraima. Brigadistas tentam desde ontem, dia 10, controlar as chamas, sem êxito.
A queimada coloca agora em risco moradores da comunidade indígena Pé da Serra, a um quilômetro da sede do município. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Julimar Sena, confirmou que o incêndio foi criminoso porque começou no meio da mata fechada, no topo da serra, longe das roças das comunidades, onde geralmente os indígenas tocam fogo para limpar o terreno.
+ Sede do município de Uiramutã amanhece coberta de fumaça
Os brigadistas subiram a serra para apagar o incêndio, na tarde de ontem, dia 10, e retornaram à noite, mas o vento forte fez as chamas se propagarem novamente. Hoje pela manhã, retornaram à região, mas também não conseguiram controlar o fogo, que saiu do controle e agora ameaça atingir a comunidade Pé da Serra.
Ainda de acordo com o coordenador, na região já foram detectados mais de 10 focos de calor apenas nesta manhã. Além disso, o trabalho se tornou mais dificultoso após mais de dois meses sem chuva na região e intensa seca nos dois principais rios, Uailã e Maú.
Problemas respiratórios
A fumaça está provocando irritações e problemas respiratórios aos moradores da sede. Conforme as informações locais, crianças e idosos já procuraram atendimento no posto de saúde José Júlio, na sede do município, com problemas respiratórios.