SAÚDE

Endometriose pode impedir gravidez? Entenda mitos e verdades sobre doença

Entenda a relação da doença com as chances de uma gestação

Entenda mais sobre os sintomas da endometriose (Foto: Divulgação)
Entenda mais sobre os sintomas da endometriose (Foto: Divulgação)

A endometriose é uma doença que afeta muitas mulheres no Brasil e, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge cerca de 10% de pacientes em idade reprodutiva no país. Muitas pessoas recebem o diagnóstico da doença com dúvida e medo: será possível engravidar com endometriose?

Segundo a Organon, empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres, as chances de concepção realmente diminuem, mas existem alternativas para driblar o problema. O Dr. Carlos Alberto Petta, professor de Ginecologia da Unicamp, explica que a endometriose é realmente uma causa comum de infertilidade, especialmente para pacientes abaixo dos 40 anos.

Dificuldade para engravidar
Mas não é verdade que todas as mulheres com a doença terão dificuldade para engravidar. É dito que cerca de 50% das mulheres poderão ter dificuldades, mas a outra metade poderá encarar uma gestação sem dificuldades. Ainda assim, o especialista aponta que o percentual é considerado alto. Outro ponto a se destacar é o histórico de saúde da paciente e a doença em si. Por exemplo, uma paciente com endometriose grau 3 ou grau 4 enfrentará mais dificuldades do que uma com endometriose grau 2.

Uma das alternativas apontadas pelo médico para facilitar a concepção é a fertilização in vitro (FIV) ou cirurgia para endometriose. No caso da cirurgia, o percentual de gravidez é de 40% para mulheres abaixo dos 36 anos. No caso da FIV, as taxas de sucesso são mais altas, entre 55% e 60%. Mas é preciso avaliar cada caso, risco, lesão e sintomas como dor intensa.

Petta reforça ainda que a gravidez não alivia os sintomas da doença, podendo apenas diminuir a dor, mas não serve como tratamento. Outro ponto citado é que não há recomendação para uma gravidez logo após o diagnóstico da doença: a gestação deve ser decidida com tempo e planejamento, à escolha da mulher ou do casal.