NOTA FISCAL FÁCIL

Produtor rural roraimense pode emitir nota fiscal pelo celular

App deve facilitar a formalização das operações dos produtores e acesso dos destinatários ao documento

O aplicativo Nota Fiscal Fácil pode ser baixado tanto para sistema Android, quanto IOS. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)
O aplicativo Nota Fiscal Fácil pode ser baixado tanto para sistema Android, quanto IOS. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

O produtor rural de Roraima pode emitir nota fiscal pelo celular após adesão do Regime Especial Nota Fiscal Fácil (NFF), por meio do Estado. A utilização do aplicativo foi anunciada nessa segunda-feira (11) pelo Governo de Roraima.

O regime tem alcance nacional, o que facilita a formalização das operações dos produtores locais e o acesso dos destinatários à mercadoria que necessitam da nota fiscal eletrônica. O secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, reforçou que com a NFF, o produtor rural terá mais agilidade e comodidade para emitir o documento fiscal de venda da produção.

“Por meio do app, o produtor rural poderá emitir, de onde estiver, a Nota Fiscal Eletrônica informando apenas informações básicas do seu estabelecimento, produto e destinatário, abandonando o processo lento e burocrático da Nota Fiscal modelo 4”, detalhou o secretário.

O aplicativo Nota Fiscal Fácil pode ser baixado tanto para sistema Android, quanto IOS. Em caso de dúvidas, o produtor pode acessar o Portal da NFF.

Manual de Orientações

Um manual de orientações ao contribuinte também foi disponibilizado pela Sefaz. Na cartilha, o produtor tem acesso às informações sobre procedimentos de instalação, login, cadastramento de informações e tudo o que for preciso para preencher corretamente os dados necessários.

“O objetivo do Regime Especial Nota Fiscal Fácil é tornar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos o mais simples possível para o contribuinte. Inclusive, quem possui alguma isenção no ICMS continuará tendo o benefício. E a emissão da nota fiscal poderá ser realizada com o uso do celular, mesmo em regiões onde não tenha sinal de internet, pois todas as notas serão transmitidas quando o sinal de internet for recuperado”, pontuou o secretário Freitas.