ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Entenda por que colocar sal na comida depois de pronta faz mal

O consumo de sal pela população brasileira é considerado alto, cerca de 12 gramas por dia

O consumo de sal pela população brasileira é considerado alto, cerca de 12 gramas por dia (Foto: Raisa Carvalho)
O consumo de sal pela população brasileira é considerado alto, cerca de 12 gramas por dia (Foto: Raisa Carvalho)

A forma de temperar os alimentos é pessoal, muitas vezes de receitas familiares, passando de gerações em gerações. Tem gente que prefere deixar uma carne temperando de um dia para o outro e tem pessoas que optam por salgar somente na hora do cozimento. Inclusive, uma frase comum para quem cozinha é “melhor insosso do que salgado”. Mas para especialistas da área da saúde, colocar sal na comida depois de pronta não é o indicado.

Consumo
Segundo o Centro de Pesquisas em Alimentos (FoRC), o consumo de sal pela população brasileira é considerado alto, cerca de 12 gramas por dia. Os dados são da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2017-2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas engana-se quem pensa que o alto índice se dá somente por conta do consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, molhos já prontos, comida congelada e macarrão instantâneo. Apesar dos produtos industriais terem a sua parcela de influência, de acordo com o estudo, a ingestão elevada de sódio está ligado mais ao preparo e à adição de sal no prato do brasileiro.

Isso acontece por conta da forma do sal: os cristais demoram a se dissolver. Ao preparar uma comida, o responsável tempera o prato e muitas vezes, na hora da prova antes de servir, percebe que a refeição está ‘insossa’. Isso ocorre porque os cristais de sal ainda não diluíram o suficiente. Assim, a pessoa acaba adicionando mais sal e temperando o prato praticamente duas vezes.

Sódio
Outro caso que ocorre é a pessoa que adiciona o sal com a comida já no prato e ingere uma quantidade de sódio muito superior, pois, novamente, os cristais vão demorar a se dissolver e vão ser ingeridos da mesma forma. A recomendação é que o sal seja adicionado no preparo da refeição e sempre deixar por último, após outros temperos como pimenta do reino, alho e ervas finas.

O alerta é válido para quem sofre de doenças como hipertensão, doenças renais e até para quem quer impedir o risco de doenças do coração. Vale ressaltar que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é um consumo de 05 gramas de sal por dia.