Pouco se fala sobre como o fungo Candida albicans, causador da candidíase, pode atingir qualquer pessoa, independente dos sexo, em regiões diversas do corpo, incluindo o pênis. Quando não é tratada, a candidíase masculina pode causar não só dores e desconforto, mas complicações graves se a infecção se disseminar para a corrente sanguínea.
Conheça os sintomas
Inicialmente, os sintomas incluem vermelhidão na área do pênis e, ocasionalmente, manchas brancas espalhadas na região. A área também costuma ficar úmida e uma secreção branca e espessa sob o prepúcio ou outras dobras da pele começa a escorrer. Também pode haver coceira, sensação de queimação, descamação na pele do pênis e inflamação na glande do membro.
A vermelhidão, coceira e dor no pênis ou na região genital também podem indicar problemas mais sérios, incluindo algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Causas
Quando há baixa na imunidade ou outras condições favoráveis ao fungo, ele pode apresentar um crescimento excessivo e causar a candidíase masculina. Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode ser transmitida por um contato íntimo ou relação sexual sem proteção com outra pessoa que tenha candidíase.
Fatores de risco
- Má higiene
- Excesso de umidade (como uso de sunga molhada durante muitas horas);
- Roupa apertada;
- Alergias
- Dieta rica em açúcar, glúten, fermentados, refinados e álcool;
Outros fatores de risco incluem o prolongado uso de antibióticos, diabetes mellitus, obesidade, sistema imunológico prejudicado por causa do tratamento do câncer e estar infectado por HIV.