A capital roraimense, Boa Vista, deve receber uma frota de 16 novos ônibus para transporte coletivo até junho deste ano. A informação foi requisita pelo Instituto Roraimense de Defesa ao Consumidor (Irdec) após manifestantes protestarem contra aumento da tarifa de ônibus e táxi-lotação para 2024.
O Instituto solicitou informação à Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e à concessionária de transporte coletivo da Cidade de Boa Vista. Em resposta, afirmaram que 8 coletivos devem chegar à Boa Vista em maio e outros 8 em junho. A frota substituirá alguns veículos que circulam a mais tempo.
“A gente tomou partido para defendê-los nesse caso [do reajuste tarifário] […] porque se eles elevaram o valor da tarifa, então deve haver melhora na qualidade do serviço. Por isso nós fizemos uma ação para saber qual era a quantidade de ônibus novos e qual era a previsão de chegada, porque é um direito do consumidor ter um direito a informação”, apontou o presidente do Irdec, advogado Rawlins Coelho.
+ Aprovado reajuste das tarifas de ônibus e lotação para 2024 em Boa Vista
Ainda conforme o advogado, todos os ônibus serão climatizados e com acessibilidade. Porém, o prazo de entrega é uma previsão e pode sofrer alterações.
Dia Mundial de Defesa ao Consumidor
Em alusão ao Dia Mundial de Defesa ao Consumidor, o Instituto roraimense irá realizar uma ação educativa no terminal de ônibus José Campanha Wanderley, no centro da capital. A ação acontecerá nesta sexta-feira (15), a partir das 9h.
O objetivo é que a população saiba e entenda quais os seus direitos, em quanto consumidores, e como reivindicá-los.