A dona de casa Janires Martins, 30 anos, mãe de uma criança autista de 3 anos, reclama que o Centro de Recuperação Infantil da Prefeitura de Boa Vista (Cernutri) não está entregando o leite em pó, que é disponibilizado para crianças que precisam de reforço alimentar, desde dezembro de 2023.
Ainda na denúncia, Janires também relata que a creche em que o filho estuda não tem cuidador para crianças com necessidades especiais.
“Meu único medo é do meu filho se machucar, sem a cuidadora ele foge da sala, pode tentar pular as janelas de vidro das salas e acabar se machucando”, relata Janira.
Na escola há vários relatórios do comportamento do filho que diverge com o das demais crianças mas sem o cuidador para auxiliar não tem como o filho acompanhar as aulas.
A reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista que se manifestou por meio da seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura trabalha para ampliar o número de profissionais na rede municipal de ensino por meio de seletivos e concursos públicos. Reforça que na Creche Proinfância Odir Lucas da Silva, especificamente na turma Maternal B, há dois cuidadores.
Quanto ao professor, ressalta que a gestão fez agora em março duas convocações, uma de 54 professores, sendo 45 da área de pedagogia e 9 de artes, aprovados em concurso da educação de 2022 e ainda de profissionais do Processo Seletivo Simplificado para reforçarem a modalidade de Educação Especial na rede municipal. Hoje a rede possui mais de 1.300 cuidadores, e trabalha para fazer novas convocações em breve.
Sobre a dispensação de leite especial pelo CERNUTRI, a Secretaria Municipal de Saúde informa que nos próximos dias deve chegar nova remessa do produto para reabastecer a unidade.