TEAMARR

Centro de Acolhimento ao Autista reinaugura no bairro São Francisco

Além da investigação para diagnóstico da neurodivergência, o local deve atender as necessidades de terapia

O espaço vai funcionar na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O espaço vai funcionar na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR), da Assembleia Legislativa de Roraima, foi reinaugurado nesta quinta-feira (14). O espaço vai funcionar na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco.

Destinado a atender pacientes com o transtorno e outras condições atípicas do neurodesenvolvimento, o centro funcionava no bairro Caçari. Além da distância, de acordo com a presidente, deputada Ângela Águida Portella (Progressistas), o local não tinha espaço suficiente para os serviços ofertados.

“Nós fizemos a opção dessa troca de endereço, um espaço agora com condições melhores de atendimento. Nós também conquistamos a oportunidade de conseguir uma equipe multidisciplinar. Nós temos dificuldades de contratar, porque não tem todos os profissionais aqui em Roraima, mas nós estamos vivendo um momento bem importante e chegaram profissionais na cidade. Então estamos com a equipe completa”, afirmou a parlamentar.

O TEAMARR também ampliou a forma de trabalho. Antes apenas realizava a investigação, onde crianças, jovens e adultos passavam por especialistas, que encaminhavam para neurologista ou psiquiatra, seguido do encaminhamento para as terapias. Agora, o centro também irá ofertar as terapias.

“Nós já realizamos 160 atendimentos e 40 relatórios foram entregues. Aqui temos hoje, em torno de, 20 salas para atendimento porque a gente quer atender um público bem maior”, destacou a diretora administrativa do Centro de Acolhimento, Caroline Martins.

Neste primeiro momento, o TEAMARR fará a atualização cadastral de quem já é atendido pelo programa, assim como organizar o cronograma de atendimento aos beneficiários. As novas inscrições serão divulgadas pelo meios de comunicação da Assembleia Legislativa.