ALÍVIO

Boa Vista amanhece com poucas nuvens e tem primeiro ar 'bom' em 9 dias

Apesar da fumaça ter baixado em Boa Vista, ainda há registros de incêndios no entorno da cidade nas últimas 24 horas

Céu de Boa Vista tem poucas nuvens (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)
Céu de Boa Vista tem poucas nuvens (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Pela primeira vez desde 6 de março, Boa Vista tem um ar considerado “bom” para respirar pelo Índice Mundial de Qualidade do Ar. O projeto é mantido por cientistas de todo o planeta para promover a conscientização sobre os efeitos da poluição.

Essa medição é feita na classificação PM 2,5 (partículas finas com diâmetro inferior a 2,5 milésimos de milímetro). A categoria boa tem volume de 0 a 50 – do 51 ao 100, o ar passa a apresentar risco “moderado”. Na manhã desta sexta-feira (15), o ar da capital registra volume 21 e o céu tem poucas nuvens.

Isso quer dizer que a qualidade do ar é considerada satisfatória e que a poluição atmosférica representa pouco ou nenhum risco à saúde da população. Portanto, o índice conclui que não há nenhuma advertência para quem quiser se expor ao ar livre neste contexto. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para hoje é de muitas nuvens e temperaturas que podem chegar a 39º em Boa Vista.

Nesta semana, a capital de Roraima chegou a registrar ar “muito prejudicial à saúde”, considerado o segundo pior para respirar pelo Índice Mundial. Apesar da fumaça ter baixado em Boa Vista, o Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) ainda registra incêndios no entorno da cidade nas últimas 24 horas.

Focos de incêndio no entorno de Boa Vista (Foto: Reprodução Selva)