CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS

Maior revolta indígena do Brasil é contada em livro de romance

Em meio à reconstrução minuciosa do contexto, Víktor Waewell traça um enredo vibrante do conflito que marca o Rio de Janeiro e São Paulo

Afonso, protagonista da obra, é um ex-guerreiro português que se apaixona por Aiyra, uma nativa em busca de vingança e completamente imersa no embate contra a coroa. (Foto: reprodução/Guerra dos Mil Povos)
Afonso, protagonista da obra, é um ex-guerreiro português que se apaixona por Aiyra, uma nativa em busca de vingança e completamente imersa no embate contra a coroa. (Foto: reprodução/Guerra dos Mil Povos)

A Confederação dos Tamoios, considerada a maior revolta indígena do Brasil e pouco lembrada, foi contada no livro Guerra dos Mil Povos, do premiado autor Víktor Waewell. O embate, traçado de grandes batalhas, é retratado na ficção de romance.

O conflito entre povos indígenas e colonizadores portugueses durou décadas e marca a fundação das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo na segunda metade do século XVI. Em meio à reconstrução minuciosa do contexto, Waewell traça um enredo vibrante e declarado pelos leitores como impossível parar de ler, com destaque para uma história de amor em meio à guerra.

Afonso, protagonista da obra, é um ex-guerreiro português que se apaixona por Aiyra, em uma nativa de busca por vingança e completamente imersa no embate contra a coroa. 

Mesmo sendo uma obra de ficção, os principais acontecimentos e grande parte dos personagens são históricos, entre caciques, padres jesuítas e autoridades portuguesas. A produção do livro conta com vasta pesquisa e revisão dos historiadores Gláucio Cerqueira e Náuplia Lopes. 

Sobre o autor

Víktor Waewell é uma das novas vozes da literatura brasileira e tem foco em ficção histórica. (Foto: reprodução)

Víktor Waewell é uma das novas vozes da literatura brasileira e tem foco em ficção histórica. Emprega rigor acadêmico no trabalho literário a partir de vasta pesquisa e revisão por historiadores. “Novo Mundo em Chamas”, romance de estreia do autor, tornou-se um best-seller e foi semifinalista do Oceanos 2021, um dos maiores prêmios literários de língua portuguesa.

Guerra dos Mil Povos é o segundo lançamento do escritor e também tem como base um período importante da história brasileira. Instagram @viktor_waewell_autor.