A premiação do Oscar é reconhecida como uma das mais relevantes do cinema mundial, com muitos considerado um privilégio ganhar uma estatueta de melhor atuação. Mas isso não significa que os esnobados pela Academia não são bons naquilo que fazem. Um dos nossos maiores exemplos é de Fernanda Montenegro, considerada um gênio das artes cênicas no Brasil, e que obteve a única premiação do país para melhor atuação.
Conheça agora uma lista de grandes estrelas e mestres da atuação que ainda não levaram um Oscar para casa.
Glenn Close
A atriz veterana tem o recorde de maiores nomeações e nenhuma vitória. Glenn Close foi indicada para Melhor Atriz por “Atração Fatal” (1987), “Ligações Perigosas” (1988), “Albert Nobbs” (2011) e “A Esposa” (2017), além de ter sido indicada a Melhor Atriz Coadjuvante em “O Reencontro” (1983), “O Mundo Segundo Garp” (1982), “Um Homem Fora de Série” (1984) e “Era Uma Vez Um Sonho” (2020).
Samuel L. Jackson
O veterano conhecido pelo seu papel como Agente Fury nos filmes da Marvel, foi indicado apenas uma vez para a Academia: como Melhor Ator Coadjuvante por “Pulp Fiction: Tempos de Violência”, em 1995. E muitos acreditam que ele merecia ter levado o prêmio.
Amy Adams
Reconhecida por sua atuação, a atriz já foi indicada seis vezes: para Atriz Coadjuvante em “Retratos de Família” (2006), “Dúvida” (2008), “O Vencedor” (2010), “O Mestre” (2012) e “Vice” 2018, além da sua indicação para Melhor Atriz em “Trapaça” (2013). Muitos dizem, no entanto, que a atriz também deveria ter sido indicada por “A Chegada” (2016) e levado o prêmio.
Tom Cruise
O astro de filmes de ação, especialmente da franquia ‘Missão: Impossível’ recebeu apenas três indicações de atuação em sua longa carreira de quase 40 anos no cinema: para Melhor Ator em “Nascido em Quatro de Julho” (1990) e “Jerry Maguire” em 1997; e para Melhor Ator Coadjuvante em “Magnólia” (2000). O ator recebeu no ano passado uma indicação na categoria de produção por “Top Gun: Maverick”, mas não levou.
Angela Bassett
A atriz recebeu indicações ao Oscar duas vezes: de Melhor Atriz em 1994 na cinebiografia da cantora Tina Turner em “Tina: A Verdadeira História de Tina Turner” e em 2023, para Melhor Atriz Coadjuvante, em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. Apesar de apenas duas indicações, muitos críticos avaliam que a atriz deveria ter levado outras indicações, como por sua atuação em “Malcom X”.
Willem Dafoe
O ator é conhecido por sempre se transformar em seus papeis e roubar a cena, mas até o momento só foi indicado quatro vezes sem levar nenhum prêmio: para Melhor Ator Coadjuvante em “Platoon” (1987), “A Sombra do Vampiro” (2000) e “Projeto Flórida” (2017). Para Melhor Ator, Dafoe foi indicado por interpretar o pintor Vicent Van Gogh em “No Portal da Eternidade” (2018).