Bom dia,
Cota de gênero
Na pauta da sessão presencial desta segunda-feira (18), do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), consta a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) sobre suposta fraude na cota de gêneros dos partidos, contra vários candidatos nas eleições 2022 e dois deputados eleitos: Joilma Teodora e Odilon Filho, ambos do Podemos. O autor da ação é o Ministério Público Eleitoral (MPE).
Caracaraí
No final de semana, os Progressistas e os Republicanos promoveram um grande evento em Caracaraí, para filiação de novos correligionários e de declaração de apoio dos partidos, sobretudo do governador Antonio Denarium (Progressistas) e dos senadores Hiran Gonçalves (Progressistas) e Mecias de Jesus (Republicanos), ao projeto de reeleição da prefeita Diane Coelho, esposa de Odilon Filho.
Funasa 1
O senador Hiran Gonçalves participou, nesse domingo (17), do programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, e fez uma análise sobre a cobrança do Congresso Nacional em torno da reestruturação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Na semana passada, ele cobrou na tribuna do Senado uma resposta do governo federal sobre a questão, que se arrasta já há um ano e tem prejudicado ações de saúde, sobretudo em Roraima.
Funasa 2
Conforme o senador, depois desse discurso, houve uma sinalização de que nos próximos dias sejam liberados os primeiros recursos de emendas da Funasa, para o gerenciamento de demandas da saúde, como pequenas obras de saúde pública e coletiva nas áreas de saneamento, por exemplo. Atualmente, todas as verbas de emendas parlamentares destinadas à Fundação foram redirecionadas ao Ministério das Cidades.
Liberação
Hiran Gonçalves adiantou que existe uma negociação entre caciques nacionais dos Progressistas e do União Brasil para que, ainda no decorrer dessa semana, haja a liberação da deputada Catarina Guerra dos quadros do União Brasil para concorrer à Prefeitura de Boa Vista pelo Progressistas. Ele adiantou, ainda, que a indicação do vice na chapa deve partir do Republicanos, do senador Mecias de Jesus.
Nicoletti
Sobre o deputado federal Antônio Carlos Nicoletti, que preside o União Brasil em Roraima, Hiran Gonçalves disse ser amigo do parlamentar e que se a candidatura dele aglutinasse tanto quanto a da candidatura da deputada estadual Catarina Guerra, certamente ele teria o apoio de todo o grupo político que gravita em torno do Palácio Senador Hélio Campos. “Mas, ele tem todo o direito de ser o candidato pelo União Brasil, sem impedir a candidatura da Catarina”, disse o presidente do Progressistas.
PL
Com relação do PL, que tem pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista, Hiran Gonçalves disse que ele e o senador Mecias de Jesus estiveram na semana passada fazendo uma vista ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para avaliar a conjuntura política nacional e local. Da conversa, o senador do Progressistas disse que Bolsonaro acenou com a possibilidade de seu partido integrar o grande bloco político/partidário liderado pelo governador Antonio Denarium na eleição para Prefeitura de Boa Vista. Para tanto, uma pesquisa mais na frente vai indicar que candidatura terá mais viabilidade eleitoral.
Transporte 1
O diretor de Relações Internacionais do Governo do Estado e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Guiana, Eduardo Oestreicher, concedeu, ontem, entrevista à rádio Folha FM 100.3 e deu boas notícias com relação ao andamento do acordo de transporte internacional entre os dois países. Sabemos que não se pode transportar mercadoria sem seguro e há vários entraves que ainda emperram esse processo.
Transporte 2
Oestreicher informou que empresas locais estão conseguindo entrar com caminhões de carga na Guiana, por meio de acordo entre os consulados do Brasil, em Lethem, e da Guiana, em Boa Vista, e que durante a rodada de negociações entre as agências nacionais de transportes terrestres e os ministérios de Relações Exteriores dos dois países, ocorrida na semana passada, foi possível perceber que a questão está em franco avanço. De qualquer forma, as autoridades guianenses esperam a mesma reciprocidade, ou seja, que caminhões daquele país também possam chegar a Boa Vista através de semelhante licenciamento especial.
Expoferr 1
A assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) enviou nota à Coluna explicando que a medida cautelar referente à Exposição e Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) não foi de suspensão de pagamentos, uma vez que já haviam sido feitos na data de análise da instituição. O que houve foi a expedição de medida acautelatória de indisponibilidade de bens dos envolvidos, até o final da apuração.
Expoferr 2
A nota reforça que a decisão cautelar foi publicada no dia 16 de novembro. Lembrando que o bloqueio dos valores depositados na conta é até o limite de 50% dos R$ 17 milhões dos recursos repassados para a realização do evento. Na auditoria realizada pelos técnicos do TCE estão sendo analisadas liquidações e pagamentos que teriam sido efetuados em duplicidade e até serviços pagos e não realizados.