Uma denúncia feita à FolhaBV de forma anônima relatou a falta de profissionais para atender as crianças do Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada, localizado no bairro Centenário. Conforme o relato, não haveria psicólogo, pedagogo e técnico de enfermagem no atendimento noturno e aos finais de semana.
“Vale ressaltar que, desde 2019, não há enfermeiro. Na falta desses profissionais, as mães sociais e auxiliares têm que administrar as medicações e levar as crianças para consultas, sendo que não são habilitadas para essas funções. Atualmente, o abrigo conta com 36 crianças, sendo duas acamadas, uma cardiopata e outra com hidrocefalia. Elas precisam de uma equipe de enfermagem”, consta na denúncia.
O relato afirma que a Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) foi comunicada a respeito da demanda “diversas vezes”, mas, até o momento, o desfalque no quadro de funcionários não teria sido resolvido.
“Quem sofre com tudo isso são as crianças, com febre, tosse, dor de garganta e cansaço. Às vezes, têm crises convulsivas e são internadas no Hospital da Criança Santo Antônio, com uma mãe auxiliar. [Com uma funcionária a menos,] acaba sobrecarregando o trabalho no abrigo”, finalizou.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, que se manifestou por meio da seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Gestão Social informa que o quadro de profissionais existentes no Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada está de acordo com o preconizado pela legislação que rege os equipamentos da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – (NOB-RH/SUAS).