Em noite histórica no estádio Canarinho, o Monte Roraima terminou sua primeira partida com empate por 1 a 1 com o River nesta terça-feira (19). Milhares de torcedores auriverdes, atraídos pela promoção de ingressos com camisa, prestigiaram a partida em Boa Vista, válida pela segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Roraimense.
Com o resultado, os times iniciam o Estadual com um ponto e dividem a vice-liderança do grupo B. O empate deixou o Tamanduá insatisfeito devido à alegação de inúmeros erros de arbitragem ao longo da partida. O jogo também registrou princípio de confusão nas arquibancadas.
Primeiro tempo
A partida iniciou movimentada, com as equipes tocando a bola e disputando a posse de igual para igual. O Monte Roraima foi o que mais conseguiu superar as dificuldades para impor perigo na partida. Na primeira grande chance, aos 13, Elmi, dentro da área, bateu para o gol, mas a bola, no bate-rebate, terminou nas mãos do goleiro Odair. Aos 26, foi a vez de Dante: o jogador cortou Thiaguinho pela direita e mandou uma bomba que passou perto do ângulo de Odair.
Na medida em que o tempo passava, a tensão aumentava, a ponto de os jogadores ficarem mais agressivos nas disputas pela bola, travando o jogo por meio de faltas. E apesar das poucas chances que teve de costurar jogadas perigosas, foi o River, que levava vantagem no quesito marcação, quem abriu o placar. E em grande estilo aos 36: Celso invadiu a área, pedalou para cima da marcação e bateu rasteiro para o gol: 1 a 0. Saía, então, o primeiro gol sofrido da história do Tamanduá.
Ainda nos instantes finais, o Monte Roraima esboçou reação, embora insuficiente para mudar o placar. Em uma das oportunidades, aos 41, durante troca de passes auriverde, a bola sobrou rasteira na frente em que o árbitro Rodrigo Oliveira viu que o toque do pé de Surubim, do River, foi crucial para derrubar Ruan Costa, do Monte Roraima, na entrada da área. Na cobrança de falta, Lucas Martins cobrou por cima da meta.
Segundo tempo
O Tamanduá voltou do intervalo para dominar a posse de bola, embora inicialmente ainda com dificuldades de encontrar espaços para chegar ao gol. Além disso, nos primeiros 20 minutos, pecou nas finalizações. A retranca riverina estava bem montada para esse cenário se desenhar.
Na melhor chance da etapa complementar até então, aos 21, de cabeça em cabeça, a bola sobrou para Ruan Costa, cujo chute fez a bola quicar no chão e sair pela linha de fundo, mas com perigo para Odair. O auriverde conseguiu aproveitar a diminuição do ritmo do adversário para fazer grande jogada até o empate. Ronald passou a bola de calcanhar para Daniel Arce, que mandou de primeira para o gol. A bola estourou na trave direita e morreu nas redes. Era o primeiro gol da história do Monte Roraima.
Embora com a posse de bola, o Tamanduá não conseguiu mais achar espaço devido ao recuo adversário, bem como a intensa marcação do River, além dos alegados erros de arbitragem apontados pelo novo clube roraimense, o qual avalia como determinantes para travar o jogo. Em uma de suas últimas tentativas, por meio de cobrança de falta perto da área, Léo Morais cobrou rasteiro para Ronald, que isolou a finalização.
Ficha técnica
River 1 x 1 Monte Roraima
River: Odair; Thiaguinho, Patrick (Tiago Lucas), Surubim e Samuel; Klayton, Celso, Ihan Cardoso e Batatinha; Tiago e Negueba (Samuel Tales). Técnico: João Maria Belmont.
Monte Roraima: Lee; Léo Morais, Vitão, Sávio e Marquinhos; Hebert, Diogo Peixoto (Ronald), Elmi (Henrique Maranhão) e Dante (Gui Oliveira); Ruan Costa (Daniel Arce) e Lucas Martins (Eric Bahia). Técnico: Rodrigo Chagas.
Gols: Celso (River), aos 36’ do 1º T; Daniel Arce (Monte Roraima), aos 27’ do 2ºT.
Cartões amarelos: Surubim, Celso e Klayton (River); Dante, Ronald, Lucas Martins, Daniel Arce e Léo Morais (Monte Roraima).
Árbitro: Rodrigo Oliveira.
Assistentes: Gilmar Sousa (1) e Jesus Rafael (2).
Quarto árbitro: Yuri Paiva.
Analista de campo: Rafael Carvalho.
Público e renda: Não divulgados.
Data: 19/03/2024.
Local: Estádio Canarinho, em Boa Vista.