2ª EDIÇÃO

Jornada busca fortalecer ações de desenvolvimento em RR e financiar projetos

A programação gratuita finaliza nesta quinta-feira, 21

A Jornada terá palestras e exposições (Foto: Nilzete Franco)
A Jornada terá palestras e exposições (Foto: Nilzete Franco)

Inicia nesta quarta-feira, 20, a programação da 2ª Jornada de Integração Regional e Interiorização em Roraima. O evento é promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com a Prefeitura de Boa Vista e visa fortalecer a ação dos principais entes de desenvolvimento no estado.

Serão divulgados os benefícios da Lei de Informática da Amazônia, aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), além de detalhar os incentivos fiscais administrados pela autarquia disponíveis em Roraima. O evento também busca promover uma maior articulação com os estados da Amazônia Ocidental e Amapá.

Além disso, a Jornada terá palestras e exposições voltadas para empresários, comerciantes, governos, estudantes e profissionais liberais de áreas diversas, tais como administração, contabilidade, economia, entre outras. A programação é gratuita e finaliza nesta quinta-feira, 21.

Serão discutidos temas como os benefícios da Lei de Informática, funcionamento e resultados da política de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I), incentivos fiscais e apresentação de projetos industriais e agroindustriais.

Presidente adjunto da Suframa, Frederico Aguiar (Foto: Nilzete Franco)

O presidente adjunto da Suframa, Frederico Aguiar, comentou a respeito dos resultados do primeiro evento, realizado no ano passado. Segundo ele, aumentou cerca de 1 mil empresas cadastradas na superintendência, o que gera mais investimentos em Roraima.

“Esperamos receber mais empresas cadastradas e mais investimentos dessas entidades. A participação de empresários e pessoas interessadas neste evento é importante para conhecerem como funciona o acesso aos incentivos, como apresentar projetos agroindustriais e entender as linhas de crédito para investimento”, disse

Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), esteve no local e ressaltou que o evento é propício para apresentar, aos comerciantes e empresários locais, oportunidades para a redução de impostos e acesso aos recursos de pesquisa e inovação.

“É interessante para quem deseja inserir novos produtos no mercado que podem servir como um diferencial. Estamos distantes dos grandes centros consumidores, então a inovação é primordial. Estamos trabalhando para mudar o cenário e conseguir mais projetos locais aprovados”, afirmou.

O intercâmbio de informações pode gerar facilidades para o desenvolvimento estadual, pontuou Rafael Fraia, secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan) de Roraima. Para ele, é necessário pensar no estado como uma “fronteira de conhecimentos”.

“Não podemos nos limitar só à fronteira geográfica. Temos que pensar em produzir bem os produtos e serviços no nosso estado para aumentar o desenvolvimento e trazer melhores oportunidades para toda a população”, comentou.