CONTEÚDO PATROCINADO

Qual o caminho para a felicidade? ALERR promove debates sobre saúde mental

Rádio Assembleia, frequência 98,3FM, tem quadro semanal com temas para cuidados com a mente

Onze dicas para ter mais humor e menos estresse Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR
Onze dicas para ter mais humor e menos estresse Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR

Muito se fala sobre a busca pela felicidade. Não há fórmula mágica nem receita para se alcançar um estado de espírito feliz o tempo todo, afinal, a vida tem seus altos e baixos. Contudo, nesta reportagem, convidamos o psicólogo Wagner Costa para indicar caminhos que nos ajudem nessa jornada diária. É possível viver os dias de maneira mais feliz, com mais humor e menos estresse? Sim, é possível!

“Felicidade é uma palavra complexa, porque as pessoas acham que vão ter uma vida sem dor e dificuldade, enquanto na verdade a vida sempre vai apresentar dor, porque nosso corpo envelhece, adoece, sofre as intempéries da vida. Isto significa que as dificuldades fazem parte da vida e sempre teremos desafios e atritos”, acrescenta o profissional.

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aborda constantemente o tema da saúde mental. Além da campanha Janeiro Branco, que neste ano teve um podcast exclusivo, toda segunda-feira, na Rádio Assembleia, Wagner Costa e a apresentadora Ananda Sales discutem saúde mental, por meio do quadro “Sua Mente de Ponta a Ponta”, no programa “Parlamento de Ponta a Ponta”, sempre a partir das 10h, na frequência 98,3FM.

Diretora de Rádio e TV da Assembleia Legislativa, Camila Dall’Agnol (Foto : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“Provocar a reflexão sobre saúde mental é algo que devemos fazer sempre, principalmente enquanto meio de comunicação de grande alcance. O rádio, para muita gente, é uma companhia em um momento de solidão, seja em casa ou dentro do carro, no trânsito estressante, e levar uma mensagem positiva ou de ajuda termina sendo um serviço importante. Falar sobre saúde mental sem preconceitos e tabus torna o assunto leve e esse é o objetivo”, declara a diretora de Rádio e TV do Poder Legislativo, Camila Dall’Agnol.

Orientações

Psicólogo orienta como diminuir estresse e dar um up no humor (Foto : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

Wagner Costa selecionou 11 atividades diárias que podem auxiliar a ter uma vida com menos estresse e situações mais prazerosas. Preparados? Vamos lá!

  1. Evite uso excessivo do celular

É cientificamente comprovado que o excesso do uso do celular traz consequências para a saúde e para o convívio social. Wagner alerta que a luz da tela de equipamentos como celular, tablet ou a própria televisão, prejudica o sono, fazendo com que as pessoas durmam cada vez mais tarde. Ele também indica que é preciso diminuir o tempo gasto nas redes sociais.

“Quanto mais eu fico perto do telefone, menos eu vou interagir com as pessoas. E o que queremos? Uma das principais habilidades do ser humano é a interação com o outro, é o olho no olho, é eu ser capaz de ler as expressões faciais. Quando olho no telefone ou faço chamada de vídeo com alguém, não tenho 100% dessas expressões faciais”, disse o psicólogo.

  • Dormir na hora certa

Crie uma rotina do sono (Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

Aliada ao celular está a decisão de um horário para descansar. Wagner indica – e a ciência atesta isso – que é preciso dormir até oito horas por dia. “Dormir bem faz com que as pessoas vivam mais. Se pergunte: ‘Quantas horas estou gastando no celular ou vendo televisão, quando eu poderia estar dormindo?”, provocou.  

  • Socialização

Nada de se isolar do mundo! O psicólogo afirma que é preciso encontrar tempo para conviver com as outras pessoas, seja família ou amigos. “Tente, de alguma forma, aumentar seu nível de socialização. Vá para um grupo religioso que tem atividades para ajudar pessoas carentes ou dedique-se a um voluntariado que busca preservar a natureza”, aconselha.  

  1. Tenha um diário

Você foi uma das pessoas que tiveram diário na adolescência? Saiba que esse método é eficaz para organizar as ideias, de acordo com o psicólogo. Escrever é um ato de expressar os sentimentos, pensamentos e situações que ocorrem no cotidiano. Logo, ter um caderninho, um diário, mas em papel, é importante.

“Escrever nos obriga a organizar as ideias e colocá-las de forma linear. Quando eu faço isso, compreendo melhor a minha vida e os acontecimentos. Todos nós poderíamos ter um caderno em casa. Escrever à mão é diferente de escrever no computador. Quando eu digito, tanto faz se for a letra F ou S, vão ser com o mesmo dedo, mas, quando escrevo, as letras são diferentes. Isso exercita o cérebro a fazer atividades finas”, explica.

  1. Comprar plantas e o contato com a natureza

Plantas auxiliam na melhora do clima e da saúde (Foto : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

Comprar plantas é o hobby de muita gente. Há casas em que os diversos tipos de plantas dão charme, contribuem para melhorar o clima e promovem uma conexão com a natureza de maneira mais próxima. Wagner comenta que as pessoas se sentem melhor quando têm contato com elementos da natureza, como rios, florestas e trilhas.

“Alguns estudiosos dizem que fazer uma imersão na floresta ajuda a se sentir bem. É o cheiro da mata, o ambiente, a vibração e a energia que afetam e melhoram o nosso humor. Tomar banho de cachoeira ou uma ducha de água gelada pela manhã também são ótimas opções”, argumenta.

  1. Meditação

Outra dica compartilhada pelo profissional é a meditação, que proporciona calma à mente e melhora o humor. Ele fala que cinco minutos todos os dias são suficientes para uma meditação simples, que exige estado de quietação e exercício de respiração circular.

“Inspire contando até cinco, prenda a respiração e conte até cinco, e expire contando até cinco, e depois, com o pulmão vazio, conte até cinco. Se você praticar isso regularmente, prestando atenção na sua respiração, com o tempo, sua amígdala cerebral vai ser alterada. Ela é responsável pela reação de luta ou fuga, que está vinculada ao estresse. Ela será menos ativa, ou seja, vai reagir com menos intensidade”, explica.

  1. Alimentação equilibrada

Alimentação saudável é uma ótima aliada nesse processo (Foto : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

Wagner menciona a alimentação equilibrada e diz que sabemos dos prejuízos que alguns alimentos representam para o nosso corpo, mas, mesmo assim, continuamos consumindo todos eles. “Diminua o excesso de sal, gordura, refrigerante, álcool, de tudo que é prejudicial. Coma com qualidade”, instrui.

  1. Cantar

Quem canta seus males espanta. Outros têm o chuveiro como palco para um grande show de talentos. Cantar é sem dúvida um excelente aliado quando se trata de dar um up no humor e nos bons sentimentos. Costa, no entanto, alerta para as letras das músicas: dependendo da melodia e da letra, há canções que podem nos deixar ainda mais tristes.

“Tenhamos cuidado com o conteúdo das letras, porque, às vezes, se canta uma música que leva para o buraco. Há pessoas que estão mal e a letra as coloca ainda mais para baixo. Então é preciso de músicas que melhorem o bem-estar e o humor. A recomendação é que cada pessoa tenha sua playlist com as músicas que marcaram a sua vida. Salve-as no seu celular. Cante e ouça, porque você terá uma sensação de bem-estar daquilo que foi vivido”, recomenda.  

  1. Nova habilidade

Aprender nova habilidade estimula o cérebro (Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

Costurar, fazer tricô, aprender crochê, um esporte novo, aulas de violão ou piano… Todas essas atividades podem te impulsionar a aprender uma nova habilidade, e isso é ótimo! Wagner afirma que não é preciso se dedicar a situações que podem custar caro para o orçamento. Aprender uma nova habilidade pode ser mais simples e eficaz do que se imagina.

“Aprenda a fazer um nó. Quando eu era escoteiro, tínhamos uma prova que aprendemos a fazer determinados tipos de nós. Então diga: vou aprender três nós novos. Como amarrar um nó para atar uma rede? E para rebocar um carro? São habilidades que você pode aprender. E o mais interessante é que você pode fazer isso com sua família, com seus filhos, porque ao mesmo tempo em que você trabalha o lado físico, também trabalha o emocional.

  1. Desenvolver um hobby

Aprenda a tocar violão, a colecionar algo que te dê prazer, um propósito, um objetivo. “Encontre qualquer atividade que te faça feliz, como pintura, jardinagem e música”, recomenda Wagner Costa.

  1. Gratidão

Anote todas as coisas boas da vida (Foto : Jader Souza/ SupCom ALE-RR)

Por fim, mas não menos importante, está anotar no mesmo caderno do início das dicas todas as coisas boas da sua vida. Escreva sobre atividades do dia a dia, como a visita de um amigo, o telefonema de um familiar, a conquista de um emprego…

“Quando você faz isso, sua mente é direcionada para atividades alegres. E o que nós sabemos hoje? Todas as vezes que pensamos em coisas boas, sentimos emoções positivas, o nível de estresse é diminuído e, automaticamente, você vai lidar melhor com a vida”, encerrou.