Com Tudo
* A defensora pública roraimense, Jeane Xaud, irá apresentar painel sobre os impactos da grilagem, garimpo e degradação ambiental para mulheres Yanomami, no Congresso Nacional da Defensoria Pública para o Meio Ambiente, que acontecerá na segunda-feira, 25 e terça, 26 em Belém – Pará. O encontro terá como tema: A missão da Defensoria Pública para a proteção socioambiental da Amazônia, desafios, perspectivas e contribuições para a COP 30. Além da representante de Roraima, participam do evento, o ministro do STF, Luiz Fux; os ministros do STJ, Ricardo Cueva e Herman Benjamin; a cientista política Marcela Vecchione; Mauro O’ de Almeida, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, entre outras autoridades.
Com Nada
* No âmbito das discussões mundiais sobre Saúde Mental, há uma preocupação geral com questão da Distorção de Imagem, que já é tida como um sintoma grave do abalo emocional de uma pessoa. A internet está cheia de aberrações, tais como seios do tamanho de bolas de basket; bumbuns que mais parecem garupas, sem falar em outras situações como trocentas cirurgias na tentativa de se parecer com outra pessoa (geralmente algum artista). É nítido que em muitos casos é necessário tratamento adequado, ou até de internação mesmo. Mas também haveremos de convir, que o profissional de saúde que se dispõe a fazer esses procedimento sabendo que está prejudicando a saúde do paciente, deveria ser punido exemplarmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Da Hora
* A Universidade Federal de Roraima teve dois projetos pedagógicos realizados por professoras, aprovados no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se do chahamado de Parfor Equidade, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e a CAPES.
* De acordo com a CAPES, o objetivo do Parfor Equidade é formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.Além disso, o Programa concede bolsas para participantes.
Seletivo
* Falando nisso, Secretaria de Estado da Educação e Desporto, irá realizar processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais de copa e cozinha, destinado às escolas indígenas da rede estadual de ensino, além da formação de reserva para futuras convocações. Serão 246 vagas, com seleção por análise de documentos e avaliação de títulos.
* Os candidatos devem ser indígenas brasileiros maiores de 18 anos e com Ensino Fundamental completo, entre outros requisitos detalhados no edital, publicado Diário Oficial do Estado, da ultima terça-feira, 19. O alário será de R$ 1.700,00.
Das Armas
* O incentivo a corrida armamentista que se deu no Brasil de uns tempos pra cá, colocando nas ruas milhões de armas, muitas delas de uso restrito a profissionais de segurança pública, praticamente anulou toda a política de desarmamento antes existente após anos de campanhas consecutivas.
* O resultado desse terrível equivoco, são crianças levando armas pra escola; o aumento de crimes passionais e por motivos torpes e pessoas com a saúde mental abalada mantendo dentro de suas casas paióis com autênticos arsenais de guerra, com armas de grosso calibre e munições idem, pondo em risco a vida delas próprias e das outras pessoas.
Das Armas II
* Na verdade, criou-se a falsa ilusão de que as pessoas precisam ter uma arma em casa pra se defender, quando a obrigação de proteger os cidadãos é do Estado por meio de profissionais de segurança pública capacitados e de um aparato necessário para a defesa da coletividade. É para isso é que se paga impostos.
* Pra que o cidadão comum precisaria de uma arma se a primeira coisa que os profissionais de segurança orientam num momento de tensão, como por exemplo assalto ou seqüestro, é não reagir? Além disso, já se perdeu as contas de pessoas até então “primárias”, que se tornaram assassinas, por motivos torpes como discussões de trânsito, só porque tinham uma arma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, o professor doutor Hamilton Gondim, Ronaldo Magno Figueiredo, Alex camurça e Meire Josy Ferreira.
*Nesta quinta-feira, 21, às 18h, acontece a abertura da 3ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima, no Campus da Reitoria da UERR.
* Na sexta-feira, 22, a programação ocorre das 7h30 às 18h, também no mesmo local. A conferência estadual serve como etapa inicial para a 5ª Conferência Nacional que ocorre de 4 a 6 de junho em Brasília.
* O tema será: “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido” com a participação de pesquisadores, gestores, empresários, representantes da sociedade civil organizada, além de estudantes e demais interessados.
A agenda completa já está disponível e para acessar basta clicar no link. https://seadi.rr.gov.br/programacao-3cectirr/
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ta Valendo
No Porão
* A Banda Garden faz um show em homenagem à banda Irlandesa U2, na sexta-feira, 22, no Porão do Alemão. A noite começa com a banda Black Dália, fazendo o pré show. No Porão (Av. Ville Roy, Bairro Caçari) que já se tornou point de encontro dos apreciadores de rock
Importante
* A Secretaria Municipal de Saúde de Pacaraima em parceria com a SESAU/RR, realizam uma ação do “Dia D da Tuberculose” e também das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, na sexta-feira, 22, na Unidade Básica de Saúde – UBS Alaíde do Carmo Bruce Fernandes (Posto da Pedra), das 07 às 17h, alusivo ao . Dia Mundial da Tuberculose ( 24 de março/ domingo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE