PESCA ESPORTIVA

Roraimense pesca espécie de tucunaré de 63 cm e quebra recorde brasileiro

O pescador esportivo João Paulo Araújo de Souza, praticante da pesca há mais de uma década, compartilhou sua paixão pela pesca no rio Jatapu, onde tem pescado regularmente há mais de seis anos (Foto: Divulgação)
O pescador esportivo João Paulo Araújo de Souza, praticante da pesca há mais de uma década, compartilhou sua paixão pela pesca no rio Jatapu, onde tem pescado regularmente há mais de seis anos (Foto: Divulgação)

Um marco foi alcançado na pesca esportiva em Roraima, quando um pescador local quebrou o recorde brasileiro ao capturar e soltar um tucunaré de espécie Cichla vazzoleri, medindo 63 cm, nas águas do rio Jatapu, no município de Caroebe, região sul do estado.

A conquista foi oficialmente reconhecida pela BGFA Recordes, entidade responsável pela validação de recordes de pesca esportiva no país, na categoria Comprimento/Caiaque Absoluto Masculino, em 16 de março deste ano.

O pescador esportivo João Paulo Araújo de Souza, praticante da pesca há mais de uma década, compartilhou sua paixão pela pesca no rio Jatapu, onde tem pescado regularmente há mais de seis anos. Ele explicou que a diversidade de espécies e sua afinidade especial pelo tucunaré vazzoleri o mantiveram voltando às águas do rio.

Descoberto em 2006, o tucunaré vazzoleri pode ser encontrado em lagos e águas paradas, assim como em corredeiras, onde desenvolve musculatura. (Foto: Divulgação)

Conhecido como “o tucunaré mais forte de Roraima” entre os pescadores locais, esta espécie oferece uma experiência de pesca desafiadora devido à sua natureza combativa, apesar de seu tamanho aparentemente modesto.

Para João Paulo, que também atua como condutor de pesca esportiva e colabora com o Governo de Roraima na promoção da modalidade, quebrar esse recorde é uma fonte de grande orgulho e realização pessoal. “É uma espécie que tem essa reputação de ser um peixe mais briguento e apesar do tamanho dele, entrega mais do que poderia na briga devido ao tamanho do peixe. Para mim é um privilégio e me sinto realizado por ter batido esse recorde. Também é um mérito muito grande porque foi alguém daqui de Roraima, nascido aqui, o que me deixa ainda mais orgulhoso”, compartilhou.

CICHLA VAZZOLERI

Uma das 15 espécies de Tucunaré existentes no Brasil, o tucunaré vazzoleri, cujo nome científico é Cichla vazzoleri, é um peixe nativo dos rios Trombetas (mais especificamente na vazante da Cachoeira da Porteira), no Pará, e Uatumã, no Amazonas, do qual o Jatapu é afluente. A espécie foi introduzida na represa de Balbina, também no Amazonas.

Descoberto em 2006, o tucunaré vazzoleri pode ser encontrado em lagos e águas paradas, assim como em corredeiras, onde desenvolve musculatura.