PERÍODO SECO

Fumaça volta a encobrir Boa Vista e ar é classificado como 'não saudável'

Informação é do Índice Mundial de Qualidade do Ar. Imagens de satélite registram queimadas pelo Estado nas últimas 24 horas

Fumaça encobre ruas e avenidas de Boa Vista (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)
Fumaça encobre ruas e avenidas de Boa Vista (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

A população de Boa Vista voltou a respirar fumaça de queimadas a partir da noite dessa quinta-feira (21) e a enfrentar a baixa visibilidade causada pelo problema. O ar poluído foi classificado como “não saudável” pelo Índice Mundial de Qualidade do Ar.

Essa medição é feita na classificação PM 2,5 (partículas finas com diâmetro inferior a 2,5 milésimos de milímetro). A categoria “não saudável” é classificada de 151 a 200, sendo portanto, a terceira pior na escala de 0 a 500.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Isso quer dizer que toda a população pode começar a sentir efeitos na saúde, e que grupos mais sensíveis podem sofrer danos mais graves. Portanto, o índice recomenda que pessoas ativas – especialmente crianças – e as com doenças respiratórias, como asma, evitem esforços prolongados ao ar livre.

Nas últimas 24 horas, os piores momentos do ar em Boa Vista foram registrados às 22h de quinta (166) e às 3h desta sexta-feira (170). O índice sugere, neste caso, máscaras para se proteger, como a N95, modelo capaz de filtrar 95% das partículas finas de poluição.

O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a partir de imagens de satélite, registra manchas no mapa de Roraima que indicam queimadas pelo Estado nas últimas 24 horas. Segundo a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), só em março, o Estado registra 705 focos de incêndio e vive previsão de risco de fogo de alto a crítico.

Selva registra queimadas no entorno de Boa Vista nas últimas 24 horas (Foto: Reprodução)

Na manhã desta sexta, o ar em Boa Vista é considerado “moderado”, o que significa que a qualidade do ar é aceitável, mas que alguns poluentes podem afetar a saúde de um público pequeno mais sensível. Pessoas ativas e com doenças respiratórias devem limitar o esforço prolongado ao ar livre.

Boa Vista em emergência

Seca aumenta praia do rio Branco no Centro de Boa Vista (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Boa Vista está em situação de emergência, por 180 dias, nas áreas de Agricultura, Defesa Civil, Serviços Públicos e Meio Ambiente em virtude da forte seca. O nível do rio Branco, o principal curso d’água do Estado, está em 36 centímetros negativos – 23 a menos que o menor da história, registrado em 2016. A informação é da ANA (Agência Nacional de Águas).

A situação já chegou a comprometer em até 30% a captação de água na capital na semana passada. Segundo a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), a situação ocorreu em virtude da danificação de uma das bombas de seu sistema, devido aos detritos vindos do leito do rio.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.