INGREDIENTES:
500g de camarão rosa limpo sem casca
300g de mexilhão sem casca
02 xícaras de arroz parboilizado
03 pimentas de cheiro picadas
01 cebola média picada
08 dentes de alho laminados
01g de açafrão espanhol
02 xícaras de tucupi amarelo temperado
01 xícara de caldo de camarão
Azeite de oliva (o quanto baste para refogar)
Sal a gosto
Limão a gosto para temperar
Cebolinha e coentro a gosto
MODO DE FAZER:
Faça um refogado com o azeite, cebola, pimenta de cheiro e alho, até ficar transparente. Colocar o camarão e o mexilhão temperados com limão e sal, em seguida colocar o arroz para cozinhar junto.
Juntar o tucupi amarelo temperado e um pouco do caldo de camarão que foi feito com as cascas e a cabeça do camarão.
Neste momento colocar os pistilos de açafrão espanhol, acertar o sal e deixar cozinhar o arroz. Se precisar colocar mais caldo de camarão ou água quente.
Finalizar colocando a cebolinha e o coentro, e um fio de azeite extra virgem para dar brilho.
DICA: Caso queira servir nos pratos individuais, colocar dois ou três camarões fritos no alho e óleo em cima do arroz de mar.
Janaína Torres de São Paulo é eleita a melhor chef feminina do mundo 2024
Este ano definitivamente é o ano da chef paulistana Janaína Cecília Torres, 49 anos, coproprietária do restaurante de fine-dining paulistano A Casa do Porco, do casual Bar da Dona Onça, da lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, do restaurante de almoço e sanduíches Merenda da Cidade e da Sorveteria do Centro. Ela é um talento reconhecido mundialmente no cenário culinário brasileiro e internacional.
A chef Janaína passou por inúmeras provações desde o início da pandemia, mas não desanimou, arregaçou as mangas e trabalhou como nunca, e desde então, vem se destacando no cenário mundial.
Ativista, sommelier e chef, Torres foi eleita a LatinAmerica’s Best Female Chef como parte do prêmio LatinAmerica’s 50 Best Restaurants 2023, e agora está sendo reconhecida por sua significativa contribuição culinária em escala global. Torres também está profundamente envolvida em projetos de ativismo social, e já trabalhou com o governo de São Paulo treinando cozinheiros de escolas para ajudar a melhorar a nutrição de 1,8 milhão de crianças em apenas quatro anos. Durante a pandemia, a chef envolveu sua comunidade, mobilizando milhares de chefs e trabalhadores brasileiros do setor de hospitalidade para pressionar o governo em busca de apoio financeiro vital para o setor. A Casa do Porco, o restaurante do qual a chef Torres é sócia com o chef Jefferson Rueda, é famoso por seu menu de carne de porco criativo, sem desperdícios, do focinho ao rabo, e ficou na posição No.12 na lista The World’s 50 Best Restaurants 2023.
Ontem, 21 de março de 2024, foi anunciado o primeiro de uma série de prêmios especiais que são divulgados antes da cerimônia dos The World’s 50 Best Restaurants.
Janaína Torres, de São Paulo, chef e coproprietária de iniciativas gastronômicas premiadas, incluindo A Casa do Porco, foi anunciada como The World’s Best Female Chef 2024 (A Melhor Chef do Mundo de 2024).
O objetivo do prêmio é de reconhecer e celebrar mulheres influentes no mundo da gastronomia.
William Drew, Diretor de Conteúdo do prêmio The World’s 50 Best Restaurants, diz: “É um verdadeiro privilégio anunciar que a incomparável Janaína Torres foi eleita The World’s Best Female Chef 2024. Sua contribuição para estabelecer o Brasil como uma força de liderança na indústria gastronômica global não pode ser subestimada, e seus projetos filantrópicos destacam um compromisso contínuo com sua comunidade. Este prêmio é em reconhecimento ao seu talento e profundo compromisso em promover mudanças positivas”.
A Chef Torres diz: “Estou muito feliz por ter sido eleita The World’s Best Female Chef 2024 e por fazer parte da incrível lista daquelas que foram premiadas antes de mim. O meu desejo é inspirar a próxima geração de chefs mulheres e continuar construindo um legado para a gastronomia brasileira ao lado da minha comunidade. Para mim, este prêmio representa uma plataforma importante para dar visibilidade à educação para a alimentação e por meio dela, o que considero essencial para um futuro mais justo no meu país e em todo o mundo”. A cerimônia The World’s 50 Best Restaurants 2024 Awards, será realizada no Wynn Las Vegas, na noite de quarta-feira, 5 de junho. O programa deste ano incluirá uma série de eventos importantes que se tornaram a pedra angular das celebrações dos 50 Best restaurants: o fórum de liderança de pensamento #50BestTalks; a série 50 Best SignatureSessions de eventos gastronômicos colaborativos abertos ao público; um Chefs’ Feast que realizará um jantar requintado de grandes proporções em Las Vegas, culminando na cerimônia de premiação e na própria contagem regressiva. A 50 Best trabalha com a consultoria de serviços profissionais Deloitte como sua parceira julgadora independente official para ajudar a proteger a integridade e autenticidade do processo de votação e a lista resultante do prêmio The World’s 50 Best Restaurants 2024.
A chef Janaína Torres está preparando um projeto autoral, seu novo restaurante, A Brasileira, que será um lugar para um jantar fino (fine dinning), no centro de São Paulo, lugar que escolheu viver, trabalhar e fincar suas raizes, como ela diz.