“A verdade é que, sob nomes diversos, nunca fomos governados senão por oligarquias de interesses, pintadas de ideologias. Em dois mil anos, desde Atenas, nada mudou”. (Georges Clemenceau)
Não interpretemos a fala do Georges como uma crítica, mas como uma advertência. Só porque somos obrigados a votar, não podemos nem iremos poder, enquanto não nos repararmos para o voto facultativo. E como isso ainda irá demorar muito, vamos ser sensatos no nosso dever de votar. Prepare-se para as próximas eleições. Seja sensato, ou sensata, na escolha do seu candidato. Sei que não é tarefa fácil, mas é possível. Comecemos por não cairmos nos falatórios. Devemos levar em conta, que tudo que um político faz de bem na política, não é mais do que apenas parte do que ele deve fazer. Leve isso em consideração, mas sem arrufos. Mesmo não tendo o melhor no grupo dos que estão na escolha, escolha o menos pior. E não faça disso uma piada, porque o assunto é muito sério. E por isso é que a coisa deve ser levada a sério para que possamos melhorar. Vá se preparando, apenas se valorizando no que você é como o cidadão que ainda não é. Então, escolha a vereda da caminhada e aproveite a próxima eleição para o cumprimento de um dever de cidadão: votando com sinceridade e dever.
O francês Henrique IV já deu esse recado aparentemente grosseiro, na França, no século XVII: “Todo povo é uma besta que se deixa levar pelo cabresto”. Mas não vamos tirar a razão dele. O que devemos fazer é mostrar para ele, que hoje ele não poderia mais pensar assim. Mas primeiro precisamos sair do cabresto. Sei que você está meio confuso com tais pensamentos. Mas não deixe de prestar mais atenção aos acontecimentos na política mundial. E o mais importante é que não fiquemos impressionados só com a política brasileira. O mundo todo está nadando, politicamente, em águas turvas da ignorância. E nem todos estão aprendendo a nadar. E enquanto não formos bons nadadores políticos, não sairemos do engodo.
Nada de aborrecimentos nem briguinhas comadrescas. Mas vamos iniciar a semana com bons pensamentos, boas atitudes e sobretudo, com muito amor à vida. Nada pode ser superior a você se você não se sentir inferior. E todo o poder para a liberdade está em você mesmo ou mesma. Acredite nisso e faça, hoje, o melhor em tudo que você fizer. E você pode fazer isso sem esforços físicos ou mentais. É só acreditar e se valorizar no que você é. Nunca se julgue inferior a nada nem a ninguém. Mas não esqueça de que você está num processo de evolução racional. Portanto, seremos sempre iguais nas diferenças. Pense nisso.
99121-1460