As chuvas que caem em Boa Vista têm causado grandes prejuízos, em especial, aos moradores do bairro Senador Hélio Campos que denunciaram alagamento em diversos pontos do bairro. Muitas vezes é preciso improvisar com pedaços de madeira para conseguir passar com o veículo. A moradora da rua Rosario, Luciene Alves da Rua Rosário é uma das prejudicadas, ela precisou abrir um outro portão para conseguir entrar dentro de casa que mora há quatro anos.
Em frente à residência da moradora, a rua passou recentemente por obras de esgoto feitas pela Caerr (Companhia de águas e esgoto de Roraima), porém, após o término das obras, o local ficou cheio de barro, impossibilitando a passagem de carros e motos.
“A rua é intrafegável, já teve carro que ficou atolado e só conseguiu ser retirado com ajuda de um caminhão. É uma batalha para os moradores porque nós entramos em contato com as autoridades e nada é feito. Todos os dias é uma dificuldade para levar os filhos na escola nesse período de chuvas” relata.
Próximo dali, os moradores da rua Juiz Maximiliano Trindade passam pelo mesmo problema. Um morador que preferiu não se identificar relatou que as poças de lama viraram um criadouro para sapos.
“Apenas os carros grandes se arriscam a passar, está impossível, o local é um lameiro só, pra sair de casa, precisamos usar bermuda e trocar de roupa para ir ao trabalho, por que sabemos que vamos nos sujar” relatou.
A rua Nívea também ficou alagada com as chuvas dessa terça-feira, dia 3. Moradores sinalizaram o local com pedaços de madeira e panos para avisar aos condutores sobre os buracos.
OBRA – Segundo informações da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) o serviço de implantação da rede de esgoto no bairro ainda não foi totalmente concluído. Conforme dados da empresa executora dos serviços, embora tenha sido realizada a implantação da rede de esgotamento sanitário nas ruas Rosário, Nívea e Juiz Maximiliano, houve necessidade de recomposição asfáltica apenas em parte da extensão das vias, que não eram totalmente asfaltadas e já sofriam com o problema de alagamento e atoleiros devido a falta de drenagem, que serviço do Município.
A empresa responsável pelo esgotamento deverá enviar uma equipe para averiguar a situação nas ruas Rosário e Nívea, pois, conforme levantamento realizado, não há registro de nenhum problema relacionado ao trabalho de implantação da rede de esgotamento sanitário.
Com relação à rua Juiz Maximiliano, a empresa fará um trabalho pontual de recomposição asfáltica, tão logo as condições climáticas sejam favoráveis para a execução desse serviço.
A Direção da Seinf orienta que os moradores devem esperar o comunicado oficial da Caerr (Companhia de Águas e Esgoto de Roraima), para fazer a ligação do esgoto da residência para a rede coletora, sob pena de estarem cometendo crime ambiental, podendo ser responsabilizados judicialmente.
Confira fotos e vídeos: