MARCO HISTÓRICO

Ministério da Agricultura declara Roraima como livre da febre aftosa sem vacinação

47ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que iniciou no dia 1º de março buscava o marco histórico do Estado livre da doença sem o imunizante

Ministério da Agricultura declara Roraima como livre da febre aftosa sem vacinação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou Roraima como um dos 16 estados brasileiros e o Distrito Federal, como livres da febre aftosa sem vacinação. A conquista do título veio após sete anos do estado ser considerado zona livre da doença com o imunizante.

Na portaria 665, publicada no Diário Oficial da União, da última quinta-feira, 21 está proibido também o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

A entrada de animais vacinados também é proibida nesses estados, e os bovinos que estão livres da doença sem a vacinação podem se deslocar por outras regiões do Brasil desde que com rota pré-estabelecida pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Confira mais detalhes da Portaria em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mapa-n-665-de-21-de-marco-de-2024-549861797

conquista do título veio após sete anos do estado ser considerado zona livre da doença com o imunizante (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

47ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

A 47ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que iniciou no dia 1º de março buscava o marco histórico do Estado livre da doença sem o imunizante. Mais de 1.250.000 animais de todas as faixas etárias foram vacinados para este objetivo ser alcançado.