PERÍODO SECO

Inalar fumaça equivale a fumar 7 cigarros por dia; médico diz como evitar poluição

Otorrinolaringologista explica riscos de respirar ar poluído e deu dicas como usar máscaras capazes de filtrar a contaminação

Fumaça reduz visibilidade durante período seco na rodovia estadual RR-205, em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno)
Fumaça reduz visibilidade durante período seco na rodovia estadual RR-205, em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno)

O médico otorrinolaringologista Mayron Melo alertou que inalar a fumaça das queimadas em Roraima, que tem encoberto Boa Vista neste mês, equivale a fumar sete cigarros por dia. O especialista explicou os efeitos da fuligem no organismo e deu dicas de como se proteger do ar contaminado.

Ele considera essencial que, neste contexto em que as vias aéreas do paciente costumam ressecar, a população adira ao hábito da lavagem nasal diária, assim como já faz ao escovar os dentes. “Hoje existe alguns procedimentos de soro caseiro que recomendamos aos pacientes, como bicarbonato, com sal e até a própria água filtrada, que a gente consegue fazer meio que um soro, não fisiológico, mas dá pra você fazer isso em casa”, pontuou Melo em entrevista ao programa Quem é Quem, da Folha FM.

Dicas

Uma das dicas do médico é a de que as pessoas evitem atividades físicas e de lazer ao ar livre, especialmente as que possuem problemas respiratórios crônicos, como asma, rinite e laringite. Por isso, Melo recomenda o uso de máscara N95, que é o modelo mais adequado para filtrar as partículas de poluição. “Máscaras de pano não têm nenhum benefício”, cravou.

Mayron Melo recomenda que a população fique em casa, feche as janelas e todas as brechas pelas quais a fumaça pode entrar no ambiente. Ele ainda confirmou que umidificadores de ar ajudam a diminuir a poluição, e que um balde água em um ambiente com ar-condicionado ajuda a “purificar” o ar. O uso de inaladores também é recomendado, especialmente para pacientes com alguma doença pulmonar.

“Às vezes, o paciente asmático tem o que a gente chama de broncoespasmos. Qualquer partícula acaba que aqueles broncos do pulmão fecham e produzem muco. E você fazendo a inalação com medicamentos broncodilatadores, você vai realmente melhorar o paciente”, explicou.

Uma outra dica é usar medicamentos a jato, como Rinosoro e Nasoá. “Rasga o sachê, coloca água filtrada, agua mineral ou fervida. E você prepara uma solução, posiciona seu nariz, inclina a cabeça e nunca aperte com muita força. Se apertar com muita força, vai pra dentro do ouvido. Tem que ser devagarzinho”, destacou.

Quando procurar o médico?

Sintomas como tosse, dor de cabeça, náuseas, vômito, tontura e irritação nos olhos, no nariz e na garganta indicam a necessidade de se procurar ajuda médica, porque indicam direta relação com a inalação da fumaça. “Essa fuligem pode causar lesão aguda pulmonar e o paciente pode, às vezes, precisar de oxigênio, de internação hospitalar”, alertou.

Boa Vista em emergência

Boa Vista está em estado de emergência por causa dos impactos da estiagem. Nesta segunda, após a cidade registrar o pior ar desde o início da estiagem, o prefeito Arthur Henrique (MDB) revelou que uma das medidas a serem anunciadas ainda nesta segunda-feira (25) será a recomendação do uso de máscara na capital. Além disso, ele já liberou idosos, um dos públicos mais sensíveis à poluição, de atividades nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), e ainda proibiu as escolas municipais de realizar atividades ao ar livre.