NO UIRAMUTÃ

Escola na comunidade do Morro é entregue revitalizada

Tuxaua Benísio, secretários e moradores participam da solenidade

Inauguração foi no sábado, 23
Inauguração foi no sábado, 23

A prefeitura do Uiramutã entregou no último sábado, 23, a revitalização da escola Ko’Ko Cecília, na comunidade indígena do Morro, na região das serras, a aproximadamente 80 quilômetros da sede do município. A escola vai atender 50 alunos da educação infantil.

A sala de aula e a copa foram revitalizadas e ganharam piso de cerâmica, forro PVC, telhado novo, porta e janelas novas, paredes pintadas e uma pia com lavatório. A escola vai atender alunos do Morro e de comunidades adjacentes.

O secretário municipal de Educação, Damásio Gomes, informou que a revitalização da escola Ko’Ko Cecília foi feita com recursos próprios do município.

Damásio aproveitou a ocasião e deu uma boa notícia aos moradores do Morro, informando que já existe um projeto tramitando na Educação, que visa a implantação da escola de tempo integral no Uiramutã.

O projeto piloto, segundo Damásio, será desenvolvido na comunidade Água Fria e a previsão é que seja implantado ainda este ano. “Aqui no Morro também pretendemos implantar a escola de tempo integral”, adiantou o secretário.

A Educação municipal, lembrou Damásio, ainda fornece combustível para o motor-gerador de energia do Morro. Ele também adiantou que já autorizou a abertura de um processo licitatório para a contratação de um transporte escolar para atender alunos de vicinais e da comunidade Aramu.

A previsão é que o transporte escolar seja entregue até a 1ª quinzena de abril deste ano. “Essa é uma de nossas prioridades: atender alunos que moram a mais de cinco quilômetros de distância da escola”, ressaltou Damásio.

Ampliações – Está prevista ainda para este ano, a ampliação das escolas municipais das comunidades Ticoça, Camararém, Água Fria, Enseada, Nova Vida e Sítio São Mateus. “Também já abrimos processo para a construção de quatro salas de aula na comunidade Serra do Sol”, ressaltou.

Pedagogia Intercultural – Outra boa notícia dada por Damásio: a implantação do curso de Pedagogia Intercultural, ministrado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), que disponibilizará 30 vagas e mais 10 para a Educação Especial.

“Em abril próximo vamos nos reunir com gestores do Estado e do município para definirmos os critérios para o ingresso do candidato com ensino médio, indicado pela sua comunidade”, explicou o secretário.

Fardamento escolar – Damásio também adiantou que na 1ª quinzena de abril, a Educação municipal vai entregar duas camisas e duas calças a cada aluno. O fardamento já está sendo confeccionado em Boa Vista. As escolas também receberão mesas, carteiras e quadros novos.

“Quando assumimos, enfrentamos várias dificuldades, mas com muito trabalho conseguimos colocar ordem na casa, principalmente nas áreas administrativa, pedagógica e financeira. E hoje a realidade é outra. Normalizamos o fornecimento da merenda e do transporte escolar, do combustível, do gás de cozinha e até do material de limpeza”, frisou Damásio.